Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Star Wars Eclipse e outros projetos seguem “a todo vapor”, afirmam devs da NetEase
Games

Star Wars Eclipse e outros projetos seguem “a todo vapor”, afirmam devs da NetEase

Líderes das equipes remanescentes declaram a situação atual de seus estúdios

Jessica Pinheiro
Jessica Pinheiro
26.fev.25 às 18h44
Atualizado há 3 meses
Star Wars Eclipse e outros projetos seguem “a todo vapor”, afirmam devs da NetEase
(NetEase/Divulgação)

Com as recentes mudanças na publisher chinesa NetEase Games, como o encerramento do financiamento em estúdios estrangeiros e o cancelamento de projetos em andamento, alguns representantes das equipes que restaram se pronunciaram a respeito.

Paul Ehreth, ex-designer-chefe de Control e atual CEO e diretor criativo do Anchor Point Studios, publicou uma declaração no início da semana confirmando que o trabalho em seu jogo de estreia na empresa “ainda está a todo vapor”. O título de ação e aventura ainda não foi anunciado.

Logo em seguida, Guillaume de Fondaumière, CEO da Quantic Dream (de Detroit: Become Human e Heavy Rain, que a NetEase adquiriu em 2022), afirmou que sua equipe continua trabalhando “a todo vapor”. Vale lembrar que um dos projetos atuais do estúdio é Star Wars Eclipse, revelado em dezembro de 2021.

Além de lamentar as recentes demissões e fechamentos de algumas divisões do grupo NetEase, Fondaumière declarou que “várias vagas estão disponíveis” nas filiais de Paris e Montreal da Quantic Dream. “Nossos pensamentos estão com todos os impactados e esperamos sinceramente que eles encontrem novas oportunidades rapidamente”, escreveu.

Watch on YouTube

Outra figura que revelou não ter sido afetada pelas demissões na NetEase é Tomasz Tinc, coproprietário e diretor de publicação do Rebel Wolves (fundado pelos cocriadores de The Witcher 3 e Cyberpunk 2077). Segundo ele, a retirada de financiamento de estúdios estrangeiros não deve afetar The Blood of Dawnwalker, o atual RPG de ação que o estúdio está desenvolvendo.

“A produção de The Blood of Dawnwalker é totalmente financiada”, explicou Tinc, “e trabalhamos junto com nossos parceiros e amigos da Bandai Namco, a publisher global do nosso jogo, para dar vida ao primeiro capítulo da saga Dawnwalker”. Ele ainda explica que a NetEase é uma acionista minoritária do estúdio e que Konrad Tomaszkiewicz e outros coproprietários do estúdio detêm a maior parte das ações da empresa.

Já o designer veterano Greg Street, do Fantastic Pixel Castle (que atualmente está desenvolvimento um MMORPG com a NetEase), disse que tem um ótimo relacionamento com a publisher chinesa. Atualmente, seu estúdio continua trabalhando no jogo ainda não anunciado e, ao que tudo indica, também há vagas na equipe.

Watch on YouTube

Está claro, porém, que os ventos ainda podem mudar para as equipes remanescentes, visto que a NetEase confirmou que “todos os estúdios e projetos estão em constante revisão e avaliação”. Ao mesmo tempo a publisher chinesa negou que as recentes demissões são parte de uma reestruturação de estratégia global.

Na última semana, a gigante NetEase Games demitiu uma das equipes de Marvel Rivals, e confirmou seus planos de encerrar o investimento feito em estúdios fora da China. De acordo com uma reportagem da Bloomberg, o Nagoshi Studio (do ex-Sega Toshihiro Nagoshi, criador de Yakuza), foi notificado para concluir os projetos atuais da equipe.

Entretanto, a equipe de Nagoshi não ganhará nenhum financiamento adicional ou tempo extra de produção. Vale lembrar que os estúdios Jar of Sparks e o Worlds Untold já tiveram o financiamento cortado há alguns meses, e Ouka Studios, de Visions of Mana, também foi fechado logo após o lançamento do jogo no final de 2024.

Na lista de desenvolvedoras que receberam investimento da NetEase Games, estão ainda: Behaviour Interactive, Jackalyptic Games, T-Minus Zero, Skybox Labs e o Grasshopper Manufacture, do figurão Suda51. Ainda não se sabe como está a situação desses estúdios.

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Fontes: Polygon, VideoGameChronicle

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais