Quando a Sega finalmente levou sua mascote para o Dreamcast com gráficos tridimensionais em Sonic Adventure, os fãs do ouriço azul foram à loucura e, embora o título não tenha envelhecido muito bem, a comunidade ainda aguarda a terceira iteração a série derivada.
No entanto, talvez seja melhor os fãs esperarem sentados. Em uma entrevista para o Polygon, Takashi Iizuka, o chefe do Sonic Team, disse que fazer um Sonic Adventure 3 pode não ser a melhor coisa para a franquia.
Eu escuto as pessoas dizendo que querem um Adventure 3, mas o caminho no qual estamos... O Adventure 3, o que os fãs querem que seja, talvez não seja uma evolução para a série. Então eu não quero fazer um Adventure 3 e dar um passo para trás na franquia só para dar aos fãs o que eles querem.
Segundo ele, Sonic Adventure 3 pode acontecer um dia, mas ele precisa se justificar e ajudar a série evoluir. Caso contrário, é melhor deixar a série para trás.
Do ponto de vista dos desenvolvedores, todos os jogos de Sonic que estamos fazendo estão dando novos passos e avançando, levando o jogo para uma nova direção, e é isso o que ditou onde a série está indo. Se pudermos fazer a jogabilidade evoluir e chegar em um ponto onde Adventure 3 faça sentido, então talvez você veja o jogo sair. Mas nós não queremos levar a franquia para trás apenas para fazer as pessoas felizes. Queremos evoluir a ideia do que um jogo de Sonic é.
Sonic Adventure foi lançado originalmente em 1998 para Dreamcast. Em 2001 foi lançado Sonic Adventure 2, também para o console da Sega, e introduziu Shadow, personagem que será destaque em uma DLC do próximo jogo do ouriço, Sonic Forces.