Tenho que admitir que assim que ouvi pela primeira vez sobre o que seria este novo Dragon Quest não gostei nada da ideia. Para mim, isso nada mais era que a franquia tentando se aproveitar de uma gênero já consolidado, saindo totalmente do seu padrão, para que a desenvolvedora lucre um pouco mais fazendo um produto sem cuidado nenhum e sem paixão, motivada apenas pela “moda”.
Mas, felizmente, eu estava completamente errado: Dragon Quest Builders é um jogo cheio de personalidade, que representa muito bem o gênero de sobrevivência, coleta de recursos e construção; além de respeitar a mitologia da série.
Builders se passa em um universo alternativo, caso o final do primeiro jogo tivesse sido diferente, assim os jogadores que conheceram o primeiro game vão estar familiarizados com os cenários que reproduzem locais: vilas e cidades já conhecidos, mas agora em ruínas. Você, o construtor, precisa restaurar para trazer a luz da vida de volta ao mundo.
A trilha sonora também traz de volta músicas do primeiro jogo, dessa vez conduzidas por uma orquestra, que irá deixar os fãs saudosos por aqueles clássicos chiptunes.
Essa mistura de nostalgia e novidade vai fazer os fãs da franquia se deliciarem com o jogo. Mesmo quem não gostar desse estilo “minecraftiano” irá se divertir encontrando muitos elementos de J-RPG. Já aqueles que gostam de construir, explorar e juntar recursos, têm um mundo vasto, muitos elementos e uma dezena de receitas para fazer.
É possível seguir toda a campanha do jogo, os simplesmente jogar livremente sem se preocupar em completar as quests, mas é claro que isso pode limitar as suas receitas que dependem das quests completadas para serem encontradas.
A única diferença que o jogador que está acostumado a jogar esses jogos de sobrevivência vai encontrar é que Dragon Quest Builders é muito mais claro e didático, mostrando tudo o que você pode fazer, sem segredos.
São quatro capítulos na campanha principal do jogo, cada uma focando nos sobreviventes que você encontra, assim como nos perigos dos novos cenários: como a cidade que tem um problema com zumbis venenosos, ou a que tem quase todos os seus habitantes presos em uma fortaleza.
Dragon Quest Builders é um dos poucos jogos que tem a capacidade de agradar jogadores desses dois gêneros tão distintos: aqueles que já são fãs de Dragon Quest e procuram por mais da franquia com uma novidade, e aqueles que gostam de jogos de construção, mas esperam um pouco mais de assistência do game.
Dragon Quest Builders está disponível para PS4 e Playstation Vita.