O ano era 2016 quando um jogo fez milhares de pessoas saírem às ruas com seus celulares em mãos. Estou falando de Pokémon GO, que se tornou um fenômeno no lançamento. Na época, o jogo chamou a atenção pela realidade aumentada em ruas por todo o mundo, e pela possibilidade de capturar Pokémon, exatamente como no mangá/anime de Satoshi Tajiri. E, embora o boom inicial tenha passado, o game passou por algumas mudanças e mantém uma boa base de fãs.
- Pokémon GO lança modo cooperativo para até 4 jogadores
- Pokémon Sleep acumula mais de 100 mil anos de tempo de sono pelo mundo
Essa foi a percepção que tive ao viajar para a Cidade do México, à convite da Niantic, para participar do Safári Urbano de Pokémon GO. Realizado ao longo de dois dias, o evento provou que o jogo segue firme e forte dentro de sua comunidade.
E, logo no começo, percebi uma das mudanças: o acessório Pokémon GO Plus + se tornou indispensável para quem joga o GO ou começou no Pokémon Sleep. Conectado via Bluetooth, o dispositivo gira PokéParadas e lança PokéBolas automaticamente, capturando criaturinhas e participando do jogo, sem que o usuário precise necessariamente abrir o celular. Já para o Sleep, a conexão serve para que o jogador não precise deixar o smartphone na cama.

Tal função resolve um dos problemas mais críticos ao utilizar Pokémon GO em 2023: o risco de ter o celular roubado. Ainda que esse medo também existisse em 2016, não há como negar que hoje temos cada vez mais aplicativos (de bancos, trabalho, etc.) nos aparelhos, e perdê-los pode gerar grandes dores de cabeça — ainda mais durante uma viagem internacional.
Isso mostra uma característica importante dos fãs de Pokémon: a capacidade de se adaptar às mudanças e novidades trazidas constantemente pela franquia.
Como é jogar Pokémon GO em 2023?
Da minha parte, nunca parei realmente de jogar Pokémon GO. O que mudou foi a forma de fazer isso, com muito mais cautela e, no geral, apenas em lugares fechados. É uma perspectiva diferente de quando o game foi lançado, quando cansei de girar PokéParadas em locais como o Cemitério da Consolação, em São Paulo.
Exatamente por isso foi tão interessante participar do Safári Urbano na Cidade do México. Ao mesmo tempo em que ficou clara a mudança de comportamento da comunidade e suas adaptações, o evento serviu quase como uma "volta às raízes", saindo pela rua em grupo e demonstrando toda a minha paixão pelos monstrinhos.
Para a ocasião, a Niantic preparou PokéParadas e criaturas especiais, como o Eevee de chapeuzinho, que se tornou objeto de desejo entre os treinadores, com destaque para a forma especial Shiny (que, infelizmente, não consegui pegar).
Além disso, andei em um ônibus especial, que percorreu pontos importantes da Cidade do México, como a Alameda Central e o monumento El Ángel de la Independencia, um dos mais famosos da capital do país.
Durante o percurso, todos que estavam no evento receberam um chapéu de Pikachu e sempre era divertido ver a reação das pessoas ao símbolo do Pokémon do tipo elétrico. Mesmo quem não joga, ou nunca jogou Pokémon GO, sorria ao ver todos ali com as orelhas amarelas, características do personagem. Uma prova de como a franquia construiu uma marca forte ao longo dos anos.
Do lado dos treinadores, muitos estavam realmente emocionados de fazer parte do evento e ver a união entre quem estava ali. Se no dia a dia pode ser mais difícil encontrar companheiros para jogar de forma local, por lá nos reunimos em reides para derrotar Pokémon em diversos ginásios, rendendo boas batalhas e algumas capturas especiais.
A Cidade do México também estava um pouco diferente durante o evento, realizado próximo ao feriado do Dia de Los Muertos. Durante a viagem, passei por um dos famosos desfiles da data, realizados na Alameda Central, e o ônibus especial em que estava teve um encontro com os treinadores Pokémon do México, em um momento que encheu o coração latino-americano de alegria.
No fim das contas, jogar Pokémon GO em 2023 é bem diferente de quando o jogo começou, lá em 2016, mas nem por isso deixou de ser divertido. Ao participar do Safári Urbano no México, pude testemunhar que a comunidade do jogo segue mais firme e unida do que nunca, e deve manter o título ativo por muitos e muitos anos.