A série Fable é composta por alguns jogos inovadores e que ajudaram esculpir o nome da Microsoft no mundo dos games, o que só faz ainda mais surpreendente o fato de que um Fable IV não está em produção. E o criador da franquia, Peter Molyneux, concorda.
Durante uma entrevista para a OXM (via Games Radar), entre diversos outros assuntos, perguntaram para Molyneux se ele acha que a série Fable chegou ao fim. Ele acha que não deveria.
É louco que Fable IV não esteja sendo feito. Eu adoraria fazer Fable IV, e o estúdio tentou fazer. Mas teria que juntar o time original novamente.
Isso, claro, é apenasum pensamento otimista, já que Molyneux atualmente tem seu próprio estúdio, 22Cans, sendo pouco provável que a Microsoft tenha interesse em terceirizar a produção do título.
Na entrevista ele também comentou que seu estúdio na época, Lionhead, acabava incomodando a Microsoft com conteúdo e humor politicamente incorretos no jogo e que isso é algo típico dos britânicos.
Acho que era o senso de humor. Você sabe, o senso de humor politicamente incorreto britânico, especialmente com Fable, onde tínhamos prostitutas e casamento com pessoas do mesmo sexo. A Microsoft ficava consternada, sabe, eles ficavam ocupados tentando apagar os mamilos de todas as mulheres só para não ofender ninguém, e as coisas que o [designer da Lionhead] Mark Healey colocava – Se você jogar Black & White notará que todos os totens são completamente fálicos, apenas pênis em todo lugar.
O último jogo da franquia principal foi Fable III, em 2010, para Xbox 360. Em 2012 a série ganhou o spin-off Fable: The Journey, focado no Kinect.