Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Minecraft Legends é diferente de tudo o que a franquia já fez | Preview
Games

Minecraft Legends é diferente de tudo o que a franquia já fez | Preview

Visitamos o Xbox Loft na Cidade do México para testar algumas horas do novo jogo do universo de Minecraft

Tayná Garcia
Tayná Garcia
06.abr.23 às 04h01
Atualizado há mais de 2 anos
Minecraft Legends é diferente de tudo o que a franquia já fez | Preview
Minecraft Legends/Microsoft/Divulgação

É difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar sobre Minecraft. Por ter uma premissa simples, mas ampla em possibilidades, o jogo da Mojang Studios se tornou um fenômeno mundial na última década e é um dos mais populares hoje em dia.

Com isso, era de se esperar que Minecraft não ficasse em apenas um jogo, sendo ampliado por derivados ao decorrer dos anos, como Minecraft: Story Mode, Minecraft Dungeons e Minecraft Earth. Agora, a Mojang está tentando a mesma estratégia mais uma vez, mas com uma proposta bem diferente de qualquer outro derivado da franquia.

Minecraft Legends é um jogo de estratégia em tempo real (ou seja, um RTS), em que o objetivo é construir estruturas e liderar exércitos para derrotar invasões e bases inimigas. A convite da Microsoft, visitamos a Cidade do México para jogar Legends e conversar com os líderes da equipe por trás do game, entendendo melhor o que esperar desta mistura ambiciosa.

Mais complexo, mas inovador

Minecraft Legends começou a ser desenvolvido em 2018, partindo de uma vontade de Jens Bergensten, principal diretor criativo da série Minecraft, que é um grande fã de clássicos de RTS como Age of Empires e Warhammer.

Com a proposta inusitada de mesclar Minecraft e estratégia, o jogo inicialmente seria um projeto pequeno, mas se tornou algo maior em pouco tempo, conforme explicou Nathan Rose, produtor da Mojang, ao NerdBunker. Assim, o estúdio iniciou uma parceria com a Blackbird Interactive, que já tinha experiência com RTS, para a criação do game que é uma experiência complexa, mas inovadora para a franquia.

O visual mantém a pegada dos blocos e esbanja uma paleta de cores vibrantes (Imagem: Minecraft Legends/Microsoft/Divulgação)

Minecraft Legends é ambientado em um mundo aberto do Overworld, que está sendo invadido por hordas de Piglins malignos. A missão do jogador é derrotá-los com mecânicas que misturam elementos de “crafting” (criação de itens), construção e sobrevivência. A ideia é explorar o mapa para coletar recursos que vão servir de matéria-prima para a criação de estruturas como paredes, portas e afins para formar vilas, torres e até castelos. Tudo depende da criatividade e da proatividade de quem está com as mãos no controle.

Além de brincar de arquiteto, também é preciso comandar exércitos de mobs, as criaturas do Overworld, para aniquilar os Piglins. Saber comandá-los durante o combate é importante e exige estratégia, apesar de ser algo relativamente simples na prática.

A mistura dos sistemas de construção e do combate faz com que Minecraft Legends seja complexo a princípio. São muitos comandos e pequenos detalhes a serem aprendidos, o que gera uma experiência que demora para engrenar. Joguei o início da campanha principal e levei um tempo até dominar as mecânicas e realmente jogar para valer. Mas, quando isso finalmente aconteceu, Legends conquistou a minha atenção.

Visitamos o Xbox Loft na Cidade do México para testar o jogo, e tudo estava temático por lá! (Foto: Tayná Garcia)

A liberdade de criação é divertidíssima e a forma como o “crafting” foi implementado a elementos de construção e sobrevivência é inteligente, oferecendo um novo mundo de possibilidades aos jogadores — e se mantendo fiel à essência de Minecraft ao mesmo tempo.

Segundo os desenvolvedores, testei apenas uma amostra do que teremos na versão final, uma vez que, quanto mais avançar na história, mais recursos, construções e mobs serão desbloqueados para o jogador soltar a criatividade.

Expansão do universo de Minecraft

Assim como a jogabilidade, a história de Minecraft Legends também tem uma proposta diferente de outros títulos da franquia, sendo mais direta e focada na expansão de informações sobre Overworld e suas criaturas. Já parou para pensar que, talvez, os zumbis ficaram hostis por algum motivo? Isso será mostrado em Legends, por exemplo.

Os jogadores podem esperar por muitas cutscenes em Legends (Imagem: Minecraft Legends/Microsoft/Divulgação)

Além disso, a Mojang planeja atualizações mensais e gratuitas de conteúdo, que seguem a mesma ideia de expandir o universo da franquia.

“Minecraft Legends é mais focado em uma história sendo contada para o jogador. A cada mês, vamos lançar uma atualização gratuita no jogo com novos modos, que vão expandir a história de outros pontos de vista”, contou Rose.

Há ainda uma boa notícia para os brasileiros: o jogo terá localização completa em português, tanto texto quanto dublagem de vozes.

Cooperatividade e competitividade em blocos

Minecraft Legends ainda terá opção cooperativa para a campanha principal, em que será possível se juntar a até outros três jogadores para conferir a história — o que promete deixar a jogatina mais dinâmica.

O modo PvP mistura elementos de cooperatividade e competitivo com estratégia em tempo real (Imagem: Minecraft Legends/Microsoft/Divulgação)

Além disso, o jogo oferece um modo competitivo ao estilo PvP (ou seja, “player versus player”).

As partidas são compostas por duas equipes de até quatro jogadores que, em um mapa gerado aleatoriamente, se enfrentam. O objetivo é construir uma base para defender sua bandeira, coletando recursos e aprimorando construções, enquanto procura uma maneira de se infiltrar na base inimiga e destruir a bandeira adversária – algo que exige trabalho em equipe, comunicação e estratégia.

Apesar de ter um objetivo direto, as partidas são relativamente longas de 15 a 20 minutos, o que pode cansar jogadores que preferem um multiplayer mais dinâmico. No entanto, o modo agrada aqueles que gostam de desafios táticos. É muito gratificante pensar em maneiras de invadir a base adversária sem chamar a atenção e pegá-los desprevenidos.

Minecraft encontra RTS

Minecraft Legends é diferente de tudo o que Minecraft fez até hoje, apresentando um potencial imenso para agradar os fãs de longa data e, ao mesmo tempo, atrair jogadores que nunca se interessaram pela franquia.

Sendo alguém que faz parte do segundo grupo, confesso que fiquei surpresa em como a proposta ambiciosa de Legends me prendeu e me deixou curiosa pelo que está por vir na versão final. Só nos resta esperar (e que bom que não é por tanto tempo!) para ver.


Minecraft Legends será lançado no dia 18 de abril para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.

Fique ligado no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e baixe o novo Aplicativo do Jovem Nerd para iOS ou Android.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais