Em geral, jogos da Nintendo costumam suportar conteúdos desbloqueáveis com o uso dos Amiibos e Metroid: Samus Returns não será diferente. No entanto, embora a maioria não faça muita diferença, parte destes elementos podem fazer falta para o jogador que não tem os colecionáveis.
A principal função do Amiibo Metroid, que será lançado junto com o game, é que ele permitirá desbloquear a roupa Fusion Suit, de Metroid Fusion, e a dificuldade Fusion, a mais difícil do jogo.
O Amiibo de Samus agachada, que também será lançado com o jogo, garantirá um tanque de energia extra e artes exclusivas de Metroid 2. O de Smash Bros. garante um tanque de míssil extra e outras artes exclusivas. Por fim, a Zero Suit Samus desbloqueia um tanque de energia adicional e um modo para ouvir a trilha sonora do jogo.
De todos estes, a dificuldade e a roupa alternativa para Samus são os elementos que mais fazem falta para quem não coleciona Amiibos. Pior ainda, se o jogador não tiver um New 3DS, New 2DS ou o adaptador para ler Amiibos (que não é nada fácil achar por aqui), ele ficará sem estes conteúdos mesmo que tenha os colecionáveis.
O jogo volta às raízes com jogabilidade 2D e há um bom motivo para isso: ele é uma versão atualizada de Metroid 2: Return of Samus, lançado para Game Boy. O título contará com novas mecânicas, melhorando a experiência do jogo original.
Metroid: Samus Returns será lançado em 15 de setembro para Nintendo 3DS.