Halo 5: Guardians é a matéria de capa da revista americana Game Informer, e como sempre acontece com os jogos que são destacados pela publicação, novas informações foram divulgadas. A mais interessante é que todos os mapas lançados via DLC para o jogo serão disponibilizados de graça.
No lançamento, Halo 5 já vai contar com 20 mapas multiplayer, mas a 343 Industries não quer parar por ai. A desenvolvedora do jogo prometeu lançar 15 mapas adicionais até junho de 2016, e todos serão gratuitos.
O objetivo da 343 com isto é manter a base de jogadores unidas, sem dividi-los por conta de conteúdo pago. "Quando você tem conteúdo ou pacotes de mapas pagos, você divide os jogadores em dois grupos: os que tem, e os que não tem," explicou Josh Holmes, chefe do estúdio. "As pessoas que tem o pacote de mapa podem jogar juntas, mas as que não tem não podem. Isso é um grande problema para nós. Então vamos entregar todos os mapas para todos os jogadores de graça, para que todo mundo jogue junto. "
Também foram divulgadas mais informações da campanha de Halo 5. Sabemos agora que o jogo se passa oito meses depois de Halo 4, e no começo da história, Master Chief, protagonista da saga, ainda não virou um procurado.
Chief lutará junto de sua antiga equipe, o Blue Team, durante as missões, o que significa que você estará sempre acompanhado por três personagens de inteligência artificial. O mesmo acontece quando você jogar com Locke, o spartan que caça Chief na narrativa. Você pode dar ordens como "pegue arma X" ou "dirija veículo Y" para os membros do seu esquadrão, e todos eles podem te reviver caso sua vida chegue ao fim durante o combate.
Por fim, a 343 Industries compartilhou duas novidades sobre o modo cooperativo. A primeira é que a dificuldade das missões cooperativas vai variar de acordo com o número de pessoas jogando com você, e a segunda é que não é necessário ser assinante da Xbox Live Gold para jogar o coop online.
Halo 5: Guardians sai dia 27 de outubro exclusivamente para Xbox One.