"São nossas imperfeições que nos tornam perfeitos"
Com esta frase, o pesquisador Jorge Gimenez, da Universidade de Saragoça, abre um vídeo nada menos do que impressionante, e que promete revolucionar a forma como a computação gráfica age nos games hoje em dia. O vídeo demonstra a última palavra em renderização gráfica em tempo real, mas com um plus — o foco nas imperfeições da pele humana!
Espinhas, cicatrizes, gorduras, calombos, pelos em direções diferentes, suor, tons diferentes são renderizados, em tempo real, através da SSSS — Separable Subsurface Scattering. Com isso, temos um visual completamente realista, diferente dos rostos completamente perfeitos — e bizarros — do início dos grandes gráficos da década passada.
O mais legal? O projeto é totalmente voltado para os games! Ou seja, estamos cada vez mais próximos das cenas perfeitas, mas que não precisam ser pré-renderizadas, mantendo o jogador no comando.
Confira a apresentação abaixo. Mas atenção! Os criadores criaram o vídeo para ser visualizado na qualidade máxima de 1080p, em tela cheia. E se você quiser, ainda pode conferir toda a potência gráfica da renderização em tempo real baixando uma demonstração (basta ter um computador com capacidade gráfica potente).
O próximo grande passo de Jorge Gimenez e sua equipe é investir em cabelos e pelos mais realistas, ao invés dos chumaços de cabelo que temos nos games de hoje em dia. Seu sonho é um enfoque muito mais emocional através das expressões dos personagens nos jogos.
Stephan Martins continua com seu sonho de criar um game, mas mal está conseguindo passar no planejamento inicial da história :(
.