Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Epic anuncia cobrança por uso da Unreal Engine, mas não afeta jogos
Games

Epic anuncia cobrança por uso da Unreal Engine, mas não afeta jogos

Fora do mercado de games, motor gráfico terá licença individual semelhante a produtos da Adobe

Saori Almeida
Saori Almeida
06.out.23 às 11h26
Atualizado há mais de 1 ano
Epic anuncia cobrança por uso da Unreal Engine, mas não afeta jogos
Epic Games/Divulgação

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, anunciou que a empresa passará a cobrar pelo uso de seu motor gráfico Unreal Engine. Porém, a nova taxa não será aplicada ao desenvolvimento de jogos.

A notícia foi revelada durante a Unreal Fest 2023. A partir do próximo ano, qualquer cliente da Unreal Engine que a utilize para algo que não seja o desenvolvimento de games, terá que pagar um novo tipo de licença, semelhante à que é aplicada aos produtos da Adobe. Cada funcionário que precisar da ferramenta para seus afazeres gerará uma taxa.

Confira abaixo o vídeo de Tim Sweeney durante a Unreal Fest 2023, publicado no Twitter (ou X) pelo desenvolvedor conhecido como Immature Gamer:

“Ainda não temos termos para anunciar, mas eu só queria deixar isso claro para todos para fins de transparência. [...] Não será excepcionalmente caro ou excepcionalmente barato, mas se você estiver criando um produto fora da indústria de jogos e não pagando royalties sobre ele, então [a Unreal Engine] será um software licenciável como o Maya, Photoshop ou qualquer outro.”

View post on X

Para a indústria de jogos, o uso da Unreal Engine é grátis. No entanto, a Epic passa a cobrar uma taxa de royalties de 5% quando um título arrecada US$ 1 milhão. Royalties são os valores pagos a uma empresa ou outro tipo de proprietário para usar e comercializar um produto ou IP (propriedade intelectual) que tenha sido criado por ela/ele.

A questão aqui é que esse motor gráfico também é utilizado em outros mercados, como a manufatura e a indústria automobilística, que não geram royalties. Consequentemente, a Epic não recebe qualquer valor de retribuição pelo uso da Unreal Engine nesses casos.

Informações mais detalhadas sobre a nova cobrança pela utilização do motor gráfico da Epic devem ser compartilhadas no futuro.

Fique de olho por aqui para mais atualizações sobre o mercado de jogos. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais TwitterInstagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Fonte: Immature Gamer (Twitter), VGC

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais