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Entrevista: Como a Square Enix Montreal trouxe Hitman e Lara Croft para mobile
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Entrevista: Como a Square Enix Montreal trouxe Hitman e Lara Croft para mobile

Um papo com o estúdio responsável por Hitman GO e Lara Croft GO

Guilherme Jacobs
Guilherme Jacobs
27.jan.16 às 16h27
Atualizado há mais de 9 anos
Entrevista: Como a Square Enix Montreal trouxe Hitman e Lara Croft para mobile

Normalmente, saber que uma franquia tradicionalmente lançada em consoles ou PC vai sair em plataformas mobile é razão para se preocupar. Entretanto, se o jogo em questão for desenvolvido pela Square Enix Montreal, a coisa muda.

O estúdio é responsável por alguns jogos, entre eles Hitman Sniper, mas sua fama veio mesmo através do ótimo Hitman GO, e ano passado, pelo excelente Lara Croft GO. Nós tivemos a oportunidade de sentar e conversar com Nicolas Verge, gerente de comunidade do estúdio, para falar sobre como é trazer as franquias da Square Enix para mobile, e porque decidiram expandir seu campo de atuação para o PC, PS4 e Vita.

Entrevista traduzida e editada para claridade


Jovem Nerd News: Então, Nicolas, obrigado pela entrevista. Recentemente eu joguei Hitman GO e Lara Croft GO, e eu achei que ambos são bem legais.

Nicolas Verge: Muito obrigado.

JNN: Vocês agora estão trazendo o Hitman GO pra PS4, Vita e PC. Por que agora foi a hora certa pra isso?

NV: É interessante, porque é o nosso primeiro jogo. Lara Croft GO saiu ano passado com uma boa recepção crítica, mas Hitman GO é o nosso primeiro bebê. Ele saiu em mobile porque esses são os jogos da Square Enix Montreal, nosso objetivo é trazer as franquias pra mobile. Mas nós sempre soubemos que os fãs de Hitman estão nos consoles. Eles são gamers hardcore e sentimos que talvez eles não joguem no mobile, e eu acho que também é um experimento pra nós como estúdio. Trazer esses jogos pra console, e também vamos lançar o jogo no Steam ao mesmo tempo, então é, eu acho que é um experimento e vamos ver o que acontece ao trazer esses jogos pra um público totalmente novo.

Hitman GO

JNN: Há alguma chance de vermos Lara Croft GO seguir o mesmo caminho depois?

NV: Bom... os direitos pra Lara Croft estão em algum lugar... é um pouco complicado, por causa do Rise of The Tomb Raider saindo primeiro no Xbox One, mas acho que vamos olhar pra isso primeiro como um experimento. Vamos ver como é a performance de Hitman GO, se ele encontrará um público, e se essas pessoas estão interessados em mais. Mas você não é a primeira pessoa a perguntar isso e eu adoraria ver o jogo rodando numa telona.

JNN: Eu joguei Hitman, que eu achei ótimo, mas eu acho que Lara Croft é realmente incrível, então minha pergunta agora é, como foi a evolução de um pro outro? Quais as coisas que vocês focaram em melhorar ou mudar?

NV: Eu acho que Hitman GO é muito focado no gameplay, a narrativa não é algo grande.... é um jogo de tabuleiro, então o foco é no gameplay. Eles são muito diferentes. A direção de arte é completamente diferente. Os designers basicamente olharam para Lara Croft depois de trabalhar em Hitman GO e disseram "Lara é conhecida como uma personagem cheia de movimentos, por escalar" e eles tentaram fazer Lara Croft GO como um jogo de tabuleiro, até mesmo num museu, tentaram artes diferentes, mas nada se encaixou com a personagem.

É por isso que decidiram trazer algo diferente. Fazer uma experiência Tomb Raider, uma verdadeira aventura de Lara Croft onde ela vai numa tumba e tal. Alguns membros do time voltaram para as raízes da franquia. Os jogos são similares mas diferentes. Pra mim, isso é bem pessoal, mas eu acho que você pode jogar Lara Croft GO primeiro. Pra mim ele é um pouco mais fácil, a curva de dificuldade é menor, comparado a Hitman GO, que é mais difícil. Então acho que você pode jogar Lara Croft GO primeiro, se divertir ali, e se você gostar muito do gameplay, do aspecto de quebra-cabeça, ai você pode ir pra Hitman GO.

JNN: Eu acho que vocês fizeram algo interessante, porque você meio que tem que trabalhar com um gameplay simples pra mobile, já que não tem tantos botões pra controle, e o público tende a ser mais relaxado. Então como foi encontrar esse equilíbrio entre gameplay simples e divertido?

NV: É, eu acho que é uma filosofia de design. Eu sei que o Daniel [Lutz], nosso diretor criativo, tem algumas prioridades que são muito importantes pra ele. Basicamente, como não deve ter nenhum texto te ensinando a jogar em nenhum dos jogos GO, você aprende jogando, o que é muito importante. Você se sente mais inteligente, porque ninguém está te dizendo o que fazer. Você descobre sozinho, mesmo em Lara Croft GO, não tem nenhum tutorial de como andar. Você pega o tablet, desliza o dedo e ela se move. Faz sentido. Coisas piscando significam que você deve tocar nelas. Então, é, esses são elementos importantes.

Lara Croft GO Gameplay

JNN: Falando especificamente de Lara Croft, seu jogo mais recente, quais foram os desafios mais importantes que vocês enfrentaram no desenvolvimento. Você disse que vocês tentaram fazer um jogo num tabuleiro de museu, como chegaram à conclusão de que esse não era o caminho certo?

NV: Bom, mais uma vez, há um processo.... ambos o Daniel [Lutz] e Antoine [Routon, diretor técnico da Square Enix Montreal] olharam para a personagem de Lara Croft, e não fazia sentido para ela não ter movimentos livres. Tivemos muitas artes diferentes, tentando encontrar o visual certo. Depois de deixar o estilo do Hitman GO pra trás, que não funcionou nesse jogo, eles partiram pra algo mais fluido, que faria as animações dela se destacaram. E eles olharam para os jogos de PlayStation 1.

O que eles fazem, eles chamam de "destilar a franquia", então eles pegam a franquia, olham pra os pilares dessa franquia, e olham pra série GO e o que isso significa. E tentam misturar os dois. Nesse processo eles olharam muito pra Tomb Raider 1, Tomb Raider 3, e acharam essa ideia dos gráficos com poucos polígonos, bem estilo PS1, onde o ambiente e os personagens eram bem pontudos. É um estilo que já vimos em jogos indies recentemente, e eu acho que Lara Croft GO tem sua maneira única de lidar com esse estilo de arte. Também é interessante que mal há texturas no jogo, é tudo chapado, e quando as cores mudam é porque há uma beirada no ambiente. A iluminação faz a diferença. Eles usam sombras e outras coisas para tornar Lara Croft GO diferente, fazer ele se destacar do que Hitman GO foi.

JNN: Okay. Bom, obviamente vocês começaram com Hitman e foram pra Lara Croft. Eu só consigo imaginar que o próximo passo é Deus Ex....

NV: Você não é o primeiro a mencionar isso.

JNN: Eu tenho certeza que eu não sou.

NV: Hahahaha, o que é divertido como gerente de comunidade...

JNN: Você recebe todos os pedidos.

NV: Exato! E é uma das partes mais interessantes do meu trabalho. Passar por todas as sugestões dos fãs. Porque agora, acho que nós nos estabelecemos como um estúdio. Conforme a série GO vai progredindo, as pessoas esperam tudo do portfólio da Square Enix.

JNN: Mas vocês vão focar, eu não sei se você pode responder isso, mas vocês vão continuar focando em jogos ocidentais ou talvez vão brincar com os japoneses.

Hitman Sniper

NV: Por enquanto a missão do estúdio é trazer franquias ocidentais pra mobile. A Square Enix Japão tem suas próprias franquias e eles trabalham nelas, e fazem ótimos jogos. Mas é possível. Eu acho que muitos dos nossos desenvolvedores em Montreal ficariam totalmente animados. Eu acho que é algo que muita gente no estúdio gostaria de ver, mas por enquanto vamos focar mais em franquias ocidentais.

E é legal. Nós recebemos recentemente sugestões como Life is Strange GO...

JNN: Isso seria incrível hahaha

NV: Thief GO, Parasite Eve GO, Legend of Kain GO, por ai vai. E o que eu amo é que isso é exatamente o que queríamos. O sentimento nostálgico, a memória desses jogos que jogávamos nos anos 90 e começo dos anos 2000 e revisitar essas franquias de formas diferentes.

JNN: Eu acho isso ótimo porque vivemos num mundo onde muitas pessoas ficam com medo ao saber que os jogos favoritos delas estão indo pra mobile, porque já vimos tantos jogos pra mobile ruins de tantos jogos grandes, mas acho que vocês começaram bem com Hitman e com Lara Croft vocês provaram que não foi sorte de iniciante. E é ótimo ver pessoas querendo suas franquias no mobile.

NV: Exato! E o que as pessoas querem não é só um port ou remaster. Acho que nós vamos além disso ao revisitar essas franquias, e sim, é algo que queremos continuar fazendo no futuro, além de tentar coisas diferentes como Hitman Sniper. O jogo lançou em junho e ainda temos uma grande base de jogadores. Temos gente nova descobrindo o jogo toda semana. E eu sinto que as portas estão abertas pra nós fazermos um monte de coisas diferentes.

JNN: Isso é ótimo. Mal posso esperar pra ver o que vocês estão preparando. Obrigado pela entrevista.

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