Durante a gamescom latam 2025, o NerdBunker também teve a oportunidade de experimentar Earthion, um jogo de tiro 2D com temática espacial e rolagem lateral, que está sendo desenvolvido pelo Ancient Corporation, estúdio fundado pelo lendário compositor Yuzo Koshiro junto da mãe e da irmã.
- Henk Rogers, da Tetris Company, não se opõe à inteligência artificial
- Demon Slayer: The Hinokami Chronicles 2 é nostálgico e belíssimo | Preview
No currículo da empresa estão clássicos como o primeiro Sonic the Hedgehog (de Game Gear e Master System), e colaborações em Streets of Rage 2 (de Mega Drive) e Shenmue (de Dreamcast). Agora, a Ancient se juntou ao Bitwave Games para trabalhar em Earthion.
Earthion é um título do gênero shoot ‘em up (abreviado como shmup), conhecido também como “jogo de navinha”, que está sendo desenvolvido nativamente no hardware original do Mega Drive, levando os limites do console 16-bit ao extremo.

Isso significa que a trilha sonora (composta por Yuzo Koshiro, claro), e os efeitos sonoros estão sendo feitos no chip de som do Mega Drive, recriando a atmosfera clássica do console. Não apenas isso, mas Earthion conta ainda com filtros visuais que aprimoram mais ainda a experiência retrô.
Vale ainda citar que o artista japonês Mitsuhiro Arita, conhecido por seus trabalhos para os quadrinhos da Marvel e para o jogo de cartas Pokémon, contribuiu com duas ilustrações para o projeto. Além disso, a direção é assinada por Makoto Wada (de Gotta Protectors e Royal Anapoko Academy), o que faz de Earthion um prato cheio para amantes de retro games.
Nos testes, foi possível experimentar apenas duas fases de Earthion, incluindo batalhas contra os chefões dos respectivos cenários. Mesmo assim, a experiência foi o suficiente para me encantar e, agora, estou mais do que ansiosa para o lançamento do título.
No controle da destemida Azusa Takanashi, o game de navinha me proporcionou um verdadeiro espetáculo audiovisual, remetendo instantaneamente a um dos meus jogos de navinha favoritos: Thunder Force IV, também do Mega Drive.
Isso porque Earthion também entrega gráficos pixelados e efeitos de transição de alta qualidade, acompanhados de uma trilha sonora impecável, e mecânicas bem integradas ao alto nível de desafio. Ao longo das duas fases, por exemplo, encarei a tela de game over pelo menos 2 vezes.

Os cenários têm uma duração de mais ou menos cinco minutos, incluindo a batalha contra o chefão, e foi confirmado pela distribuidora Limited Run Games que o game contará com um total de oito fases. Além disso, a cada nível, será possível fazer upgrades na espaçonave, podendo aumentar o número de escudos e barras de energia, ou aumentar a quantidade de tipos de tiros.
Um dos melhores detalhes sobre Earthion é que o jogo será lançado oficialmente no Brasil, com localização completa em português brasileiro. Isso se aplica também à versão em cartucho de Mega Drive.
Por sinal, durante os testes, pude ter um vislumbre do jogo rodando no Mega Drive mesmo e, acredite: é como mergulhar no passado, mas com a qualidade e a excelência de um projeto desenvolvido na atualidade.
- Fundador da Tetris Company está criando app de RPG em prol da natureza
- "É preciso aceitar a realidade", afirma ex-Sony sobre aumento de preços nos games
Ainda sem data de lançamento definida, Earthion será lançado para PC, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox Series X|S, PlayStation 5 e em cartuchos físicos para Mega Drive. Siga de olho no NerdBunker para mais novidades, e aproveite para entrar em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.