Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Dragon Quest III HD-2D faz jus ao legado sendo uma boa porta de entrada
Games

Dragon Quest III HD-2D faz jus ao legado sendo uma boa porta de entrada

Testamos a nova versão do clássico, confira nossas primeiras impressões

Priscila Ganiko
Priscila Ganiko
18.jun.24 às 12h45
Atualizado há 10 meses
Dragon Quest III HD-2D faz jus ao legado sendo uma boa porta de entrada
Square Enix/Reprodução

Começando pelo início da história, Dragon Quest III HD-2D promete introduzir uma nova versão do clássico para os veteranos, e também atrair jogadores novos para uma experiência mais amigável do que a que teriam com os títulos originais.

Para isso, a Square Enix decidiu refazer o jogo por completo, com atualizações que vão além do visual de personagens, monstros, cenários e efeitos. Todo o sistema de turnos foi repensado para oferecer uma jogabilidade mais próxima do que temos em lançamentos atuais, e o resultado é bem interessante até mesmo para quem nunca teve contato anterior com a franquia, como é o meu caso.

Tive a oportunidade de testar cerca de 45 minutos do remake durante a Summer Game Fest 2024, e posso dizer que as funções para "modernizar" o jogo realmente tornam a jogabilidade mais fluida e veloz, causando menos estranhamento.

Durante as batalhas, é possível escolher entre três velocidades das animações: normal, rápida e ultrarrápida. Além disso, existe um modo automático para os ataques dos personagens controlados pelo jogador, que pode ser ligado ou desligado mesmo enquanto o combate está rolando.

Captura de tela do game Dragon Quest III HD-2D (Square Enix/Divulgação) Dê ordens diretas ou deixe a CPU te ajudar nas decisões (Square Enix/Divulgação)

As opções adicionam dinamismo e poder de escolha, sem tirar a autonomia de quem está jogando. Elas também facilitam (e muito!) os momentos de grind — quando é necessário repetir as batalhas muitas vezes para subir de nível e ficar forte o bastante para encarar o próximo desafio.

A atualização visual é impressionante, mesclando os gráficos 2D com cenários e efeitos em 3D polido, mas não a ponto de causar estranhamento. Sinceramente, lembrei um pouco de Ragnarok Online, o que acrescentou mais uma camada de nostalgia à experiência.

Outra novidade é que os personagens recrutáveis mudarão de gênero de acordo com o herói ou heroína escolhido.

Em questão de história e mecânicas mais gerais, como o recrutamento de novos companheiros de equipe, o jogo se mantém o mesmo.

O mapa geral continua com encontros aleatórios e segredos, e há um item para repelir inimigos de nível baixo, evitando assim encontros repetidos e que não vão dar muita EXP.

O remake de Dragon Quest III HD-2D chega antes das novas versões de Dragon Quest I e II, por uma questão de cronologia narrativa, segundo representantes da Square Enix. O lançamento será em 14 de novembro de 2024 para Nintendo Switch, PlayStation 5, Xbox Series X e S, e PC. Não haverá localização para português brasileiro.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast