A internet ficou enlouquecida quando, recentemente, mais de uma hora de material de GTA 6 vazou na internet. Ainda que fosse vídeos de fases em estágio bem inicial de desenvolvimento, muita gente passou a comentar o conteúdo como se refletisse o jogo finalizado. Agora, os desenvolvedores de games do mundo todo se uniram para dizer que não é bem assim.
O que provocou a comunidade de desenvolvedores foi um comentário de um gamer aleatório que reclamava dos gráficos do vazamento de GTA 6, afirmando (sem base alguma) que o visual é a primeira etapa a ser concluída em um jogo, com o design e as mecânicas vindo apenas depois disso.
Por mais absurda que a afirmação pareça, muita gente ainda pensa assim, já que o desenvolvimento de games é um pouco elusivo, portanto desenvolvedores de todos os cantos passaram a compartilhar como eram seus jogos durante boa parte do tempo antes de serem polidos para o lançamento.
Acontece que a máxima dentro do desenvolvimento de games é que seu jogo fica feio por 90% do tempo. É tipo construir uma casa: a decoração, os móveis e a pintura podem até ser o que será elogiado pelas visitas, mas antes é preciso pensar em toda a infraestrutura, a fiação, os encanamentos e por aí vai.
- GTA 6 não deve ser lançado antes de 2025, aponta rumor
- GTA 6 terá quatro protagonistas ao todo, diz site
Para comprovar que a maior parte das etapas não é agradável aos olhos, os desenvolvedores divulgaram materiais inéditos da fase de produção. A lista conta com prints e vídeos divertidos de jogos visualmente maravilhosos, como The Last of Us, Overwatch, Control e muito mais, que aqui aparecem com cenários improvisados de caixas cinzas, em mundos sem texturas, iluminação ou qualquer um dos acabamentos que nos enchem os olhos. Confira alguns exemplos abaixo:
Quanto ao vazamento de GTA 6, a própria Rockstar confirmou que era tudo verdade, e emitiu um pronunciamento reforçando que se trata de uma versão antiga do projeto, e que não reflete em nada o game finalizado - que, por sinal, sabe-se lá quando será lançado. O caminho é longo, e o jogo ainda vai mudar bastante antes de chegar aos nossos PCs e consoles.