A Nintendo finalmente revelou mais detalhes do Nintendo Switch Online, seu serviço por assinatura que segue os moldes da PS Plus e da Xbox Live Gold. A principal novidade é que usuários pagantes terão acesso a um catálogo de jogos clássicos.
No lançamento, 20 jogos de NES (ou Nintendinho, para os brasileiros mais íntimos) estarão disponíveis para assinantes, sendo que apenas dez foram confirmados até o momento. Ainda não está claro se títulos de SNES, N64 e outras plataformas icônicas Big N farão parte do serviço.
Seja como for, decidimos listar mais dez jogos de NES que gostaríamos de ver no serviço e que certamente não podem faltar na lista. Se você não viveu na época do console, estes também são alguns games que você deveria conhecer, já que são alguns dos maiores clássicos da plataforma. Confira:
Super Mario Bros. 2
No serviço de assinatura já estão confirmados Super Mario Bros. e Super Mario Bros. 3, então é natural que o segundo jogo da série acabe aparecendo. Ele até pode ser considerado a ovelha negra da franquia (sabia que, na verdade, ele é uma versão modificada de Yume Kojo: Doki Doki Panic?), mas existem muitas pessoas que guardam o título no coração. E não é sem motivo: ele estabeleceu diversos elementos que foram mantidos nos games que vieram depois. Com certeza merece estar na lista.
Mega Man 2
Na verdade, qualquer jogo da franquia é válido para o serviço, mas Mega Man 2 é considerado, por muitos fãs, o melhor de todos, seja por suas fases criativas, pelos chefes inesquecíveis ou por ter uma das trilhas sonoras mais icônicas da história dos games. Com a Capcom preparando Mega Man 11 para este ano, parece ser o momento perfeito para voltar às raízes da série.
Battletoads
Considerando que o jogo é da Rare, que hoje pertence à Microsoft, é improvável que este jogo apareça, mas isso não nos impede de sonhar. Battletoads é um dos maiores clássicos do gênero beat’em up e também um dos títulos mais difíceis do NES, ou seja, diversão garantida.
Double Dragon
Falando em clássicos que ajudaram a definir o gênero beat’em up, poucos jogos merecem o rótulo de “pancadaria” como Double Dragon. Ele também apresenta um grande desafio para quem procura por isso, mas o legal mesmo acontece quando se joga com um amigo, já que, no final, você precisará enfrentá-lo pelo amor da mocinha sequestrada.
Ghosts 'n Goblins
Este é um jogo imperdoável, que exige muita dedicação do jogador para ser concluído, já que cada movimento precisa ser calculado. O problema é que, ao derrotar o chefe final, você descobre que, na realidade, você precisa jogar tudo de novo, em uma dificuldade mais alta, para ver o verdadeiro encerramento. Felizmente, este é um desafio muito divertido para tentar superar!
Ninja Gaiden
Acha Dark Souls fácil e quer um desafio ainda mais cruel? Em qualquer lista de jogos mais difíceis do NES, você encontrará Ninja Gaiden. Jogue alguns minutos e saberá exatamente o motivo. Esta é uma experiência bastante frustrante, mas, quando conseguimos vencer, também é bastante gratificante. Só vem!
Castlevania
Hoje a franquia está um pouco sumida, mas foi aqui que sua lenda começou. Muito antes de ajudar a estabelecer o subgênero conhecido popularmente como “metroidvania”, Castlevania era um jogo muito mais linear e focado em ação. Para vencer é preciso observar atentamente os padrões de movimento dos inimigos e usar o ambiente a seu favor. Um grande clássico do NES, que qualquer gamer precisa conhecer.
Contra
Não são muitas as franquias que podem se gabar de criar um subgênero, mas foi isso que Contra fez com o rótulo “run and gun”. É difícil ver qualquer jogo neste estilo sem fazer uma comparação. O título também foi o responsável pela popularização do que ficou conhecido como “Konami Code”, código que depois apareceu em muitos outros games da desenvolvedora. Cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A.
Zelda 2: The Adventure of Link
Pode até ser que este não seja um jogo muito cultuado, mas Zelda 2 ajudou a estabelecer elementos que seriam mantidos pela franquia no futuro. Mesmo se este não fosse o caso, o título também tem seus méritos, e qualquer fã da série precisa jogá-lo, nem que seja só para conhecer.
Metroid
Um dos maiores clássicos do NES. Na sua época, Metroid quebrou diversos paradigmas da indústria ao surpreender o jogador, no final, revelando que é uma mulher que protagoniza o game. Seu estilo de abrir o mapa para ser explorado da forma que você quiser também foi uma pequena revolução, e o começo do subgênero “metroidvania”. Sua ambientação sombria e claustrofóbica também era algo único quando foi lançado. Com Metroid Prime 4 a caminho do Switch, seria perfeito poder experimentar o início da série novamente, no mesmo console.
O Nintendo Switch Online será lançado em setembro, então provavelmente teremos a lista definitiva em breve, mas estes são os jogos que gostaríamos que aparecessem no serviço. Dedos cruzados!