Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
“Esquisito pra c*ralho e perfeito”, diz diretor de Cyberpunk 2077 sobre Ozob
Games

“Esquisito pra c*ralho e perfeito”, diz diretor de Cyberpunk 2077 sobre Ozob

Conversamos com Paweł Sasko sobre o palhaço distópico e debochado na gamescom latam

Tayná Garcia
Tayná Garcia
03.jul.24 às 17h50
Atualizado há 9 meses
“Esquisito pra c*ralho e perfeito”, diz diretor de Cyberpunk 2077 sobre Ozob
Cyberpunk 2077/CD Projekt Red/Divulgação

Dá uma bitoca no meu nariz! Um momento inesquecível da história de Cyberpunk 2077 é a aparição de Ozob, o mercenário calvo, ruivo, albino e com uma granada vermelha no lugar do nariz, criado pelo nosso querido patrão Deive Pazos, o Azaghal.

Durante a semana da gamescom latam, em São Paulo, o diretor de quests Paweł Sasko, da CD Projekt Red, estava de passagem no Brasil — e o NerdBunker foi convidado para bater um papo de bastidores com o desenvolvedor!

Segundo Sasko, a ideia de colocar Ozob no jogo foi aceita pelo estúdio polonês logo de cara, graças ao estilo esquisitão e, é claro, o charmoso toque da granada como nariz.

Então, o diretor e mais dois designers da equipe — sendo um deles Philipp Weber, atual diretor de narrativa do próximo The Witcher — começaram a pensar em ideias para colocar o palhaço distópico e debochado em uma missão secundária.

O cuidado dos desenvolvedores foi grande, e Sasko afirma que os três leram todo o livro Ozob: Protocolo Molotov como preparação. Curiosamente, o apego da equipe pelo personagem foi tão grande que ele até recebeu um apelido interno: “gonzo cyberpunk”.

“[A participação do] Ozob foi uma história engraçada! Lembro que vieram me falar que existe esse personagem bem famoso da cultura pop no Brasil e perguntaram se poderíamos pensar em uma maneira de colocá-lo no jogo. Comecei a pesquisar e ler muito sobre ele e pensei: ‘Bem, ele é realmente esquisito pra c*ralho!’ [risos] O que era perfeito. Falei com minha quest designer Despoina Anetaki e o designer sênior Philipp Weber sobre a ideia, levei todas as informações que encontrei e pedi para os dois pensarem numa quest. Lemos absolutamente tudo sobre o Ozob, quem ele era, da onde ele era. Lemos até aquele livro muito grosso do Ozob, o Protocolo Molotov. Verificamos tudo e começamos a falar com nosso artista de artes conceituais, e ele amou a ideia maluca de ter uma granada no lugar do nariz. Aí também começamos a trabalhar no conceito e no visual do personagem. Nessa época, o Philip estava trabalhando na ideia de ter uma competição de lutas com punhos como uma missão secundária — aí pensamos: ‘E se o Ozob estivesse lá? E se ainda pudéssemos acionar a granada? E se o próprio nariz dele pudesse arrancar sua cabeça?!’ [risos] Foram muitas ideias malucas.

Até demos internamente o apelido de ‘punk gonzo’ para ele! Não acho que já falamos publicamente sobre isso, mas existe esse filme chamado Ruas de Fogo, que é bem esquisito e da década de 1980. O filme tem essa energia meio ‘gonzo’ [que significa algo extremamente bizarro], com gangues de motos. E quando eu penso no Ozob, lembro dessa energia ‘gonzo’ — porque ele tem muito disso, por causa do cabelo, de como fala, da granada como nariz. Ele se encaixa perfeitamente [em Cyberpunk 2077]. O desafio foi só escolher o lugar certo para colocá-lo no jogo. Porque ele é ótimo, é maluco no sentido bom, ridículo de forma inspiradora e intrigante. Ele funcionou muito bem no jogo!”, conta Sasko.

O diretor de quests ainda conta que seus momentos favoritos com Ozob envolvem um sanduíche com muita mostarda (quem lembra?) e quando o palhaço entra no carro do protagonista V sem ser convidado.

Ozob segurando um sanduíche no jogo Cyberpunk 2077 Ozob segurando seu sanduíche em Cyberpunk 2077 (Imagem: Cyberpunk 2077/CD Projekt Red/Reprodução)

Sasko também não poupou elogios para a estética e a personalidade do personagem, descrevendo-o como “único e distinto”.

“Adoro o momento em que Ozob está segurando um sanduíche imenso. Tomamos muito cuidado com a animação e a aparência daquele sanduíche para espatifar mostarda por todo lado quando caísse! Queríamos fazer um trocadilho [entre isso e a explosão de uma granada], tivemos bastante cuidado com a criação do personagem no jogo.

Também amo o momento em que Ozob simplesmente entra no carro com o V, olha para ele e só pergunta: ‘Tá olhando o que?’ [risos] Que personagem maluco! Nós amamos trabalhar com ele, acho que ele é muito único e distinto”, finaliza.

Cyberpunk 2077 está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Aproveite e conheça todas as nossas redes sociais, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast