A Game Developers Conference (GDC) deste ano começou na última quinta (19) atraindo milhares de desenvolvedores e programadores do mundo dos games para exibirem seus projetos. E, enquanto rolava o evento, tivemos a oportunidade de conversar com Chris Charla, diretor do ID@Xbox, programa que ajuda estúdios e desenvolvedores independentes a publicarem seus jogos no console da Microsoft.
O ID@Xbox dá suporte para jogos do mundo inteiro e ajudou vários estúdios independentes fundados no Brasil, possibilitando o lançamento de título como Gryphon Knight Epic, Aritana e a Pena da Harpia, Shiny, Alkimya e muitos outros.
O programa lançou grandes sucessos nos últimos anos, como Cuphead, por exemplo, e Charla acredita que a razão para isso vem dos próprios desenvolvedores independentes, por sempre buscarem trazer algo novo e diferente para a indústria — acrescentando mais ainda à diversidade dos games. Aliás, "diversidade", é uma das palavras mais usadas pelo diretor.

O objetivo do projeto é fazer com que todos tenham a mesma oportunidade de ingressar no programa, independentemente de quem são ou de onde são: “Quanto mais desenvolvedores interessados surgirem, melhor”.
Temos cerca de 2800 estúdios independentes ao redor do mundo que estão trabalhando com a gente para novos jogos no Xbox, tentamos apenas deixar o programa o mais aberto possível para que literalmente qualquer um com boas ideias consiga lançar seu jogo no Xbox One.
Sobre o Brasil, Charla conta que está lidando com uma indústria jovem de muito potencial, especialmente quando se refere aos jogos independentes, porque já viu de perto a qualidade dos games, o espírito e a paixão que os brasileiros colocam em seu trabalho. Dessa forma, o ID@Xbox tem planos futuros com desenvolvedores e estúdios brasileiros, segundo ele:
Já tivemos vários games brasileiros que fizeram parte de nosso programa, ficamos extremamente satisfeitos e felizes com eles. E há mais jogos vindo, como Virgo VS the Zodiac, que foi mostrado aqui na GDC 2018 nesta semana. Nós estamos muito animados.
Fugindo do padrão
Assim como os games independentes são diversificados, as mentes dos desenvolvedores também são. Nem todos se preocupam com o público que querem atingir porque “É diferente para cada desenvolvedor, alguns fazem os jogos para eles mesmos, outros fazem para um certo tipo de audiência e o restante, provavelmente, nunca se perguntou sobre isso — eles apenas sabem o que querem fazer e fazem”, explica Charla.
Há quatro anos, surgia o ID@Xbox. Desde então, o programa passou por inúmeras mudanças desde sua criação. Charla explica que eles sempre estão procurando novas maneiras de melhorar, de tornar mais fácil para os desenvolvedores criarem seus jogos.
Nos últimos quatro anos, nós fizemos muitas mudanças e várias delas foram possíveis através de conversas com os desenvolvedores. Sempre tentamos deixar mais fácil para eles e nosso objetivo é sempre manter contato com os estúdios independentes para deixar o desenvolvimento de games no Xbox o mais fácil possível, porque quanto mais fácil for criar novos jogos para o console, mais tempo os desenvolvedores têm para se preocupar com seu game.
Ele diz que o programa está de braços abertos para qualquer desenvolvedor que tiver uma ideia interessante, basta acessar o site do ID@Xbox e se inscrever. O jogo poderá ser aceito e terá todo o auxílio que eles oferecem, embora não fique totalmente claro a maneira que a curadoria escolhe quem será apoiado.
A tarefa de Chris Charla parece pessoal: ele trabalhou vários anos como desenvolvedor independente e agora comanda um programa que dá o auxílio que ele não teve quando tentava publicar seus jogos. Desde o lançamento do ID@Xbox, mais de 4 bilhões de horas foram jogadas e, ao que tudo indica, o projeto não vai parar de crescer.