Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Warner é processada pelo lançamento de Matrix Resurrections no HBO Max
Filmes

Warner é processada pelo lançamento de Matrix Resurrections no HBO Max

Filme de Lana Wachowski teve estreia simultânea nos cinemas e em streaming nos EUA

Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
07.fev.22 às 17h34
Atualizado há cerca de 3 anos
Warner é processada pelo lançamento de Matrix Resurrections no HBO Max

A Warner Bros. foi processada pela produtora Village Roadshow Pictures por conta da estratégia de lançamento de Matrix Resurrections, quarto filme da franquia de ação. O longa chegou aos cinemas em dezembro de 2021, com estreia simultânea no catálogo do HBO Max dos Estados Unidos.

Segundo informações do processo, divulgadas pela Variety, a VR acusa a Warner de “deliberadamente prejudicar a bilheteria do filme para valorizar o HBO Max.”

O filme de Lana Wachowski faturou, até fevereiro deste ano, um total de US$ 153 milhões, contra um custo de produção de US$ 190 milhões, fora verbas para lançamento e marketing.

Em trecho do processo, lê-se:

“A estratégia da WB não apenas garantiu que Matrix Resurrections seria um fracasso de bilheteria, como também prejudicou seriamente à franquia inteira. Não há dúvida de que os números abismais das vendas de bilheteria para o filme diminuem o valor desta franquia, pois a falta de rentabilidade geralmente impede estúdios de investirem em continuações e filmes derivados a curto prazo.”

Matrix Resurrections foi parte dos lançamentos da Warner em 2021 que ganharam lançamento direto em streaming, assim como Duna e O Esquadrão Suicida. A decisão da empresa foi alvo de críticas de cineastas como Christopher Nolan e Denis Villeneuve.

Segundo a matéria da Variety, a Warner teria firmado contratos com a diretora Lana Wachowski e com os astros Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, cobrindo eventuais perdas na bilheteria dos cinemas, mas “encerrou negociações” com a Village Roadshow, que não teria recebido pelas exibições no streaming.

A produtora também afirma que não foi consultada na decisão de lançar o filme para streaming.

Em comunicado, a Warner alega ter entrado com pedido de arbitragem com a Village Roadshow, para definir a solução do caso. No Direito, o método é usado para a resolução de conflitos, sendo escolhida uma entidade privada (ou pessoa) para mediar a conciliação entre ambas as partes, sem a participação do Judiciário.

A Warner alega:

“Essa é uma tentativa fútil da Village Roadshow de fugir de seu compromisso contratual de participar na arbitragem iniciada contra eles na semana passada. Não temos dúvida que este caso será resolvido a nosso favor.”

A VR co-produziu os três filmes anteriores da franquia para o estúdio, além de longas como Coringa (2019) e Mad Max: Estrada da Fúria (2015).

Matrix Resurrections já está disponível para streaming no catálogo brasileiro do HBO Max.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais