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Tarantino comenta sobre acidente de Uma Thurman: "foi um dos meus maiores erros"
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Tarantino comenta sobre acidente de Uma Thurman: "foi um dos meus maiores erros"

Thurman defende Tarantino e diz que ele a ajudou ao ceder as gravações

João Abbade
João Abbade
06.fev.18 às 10h37
Atualizado há mais de 7 anos
Tarantino comenta sobre acidente de Uma Thurman: "foi um dos meus maiores erros"

Recentemente, foi publicada uma reportagem onde Uma Thurman relata sua expediência de assédio sexual com o produtor Harvey Weinstein e fala do acidente que sofreu no set de Kill Bill: Volume 2. Thurman contou que não estava se sentindo segura com a cena e queria uma dublê para a gravação da tomada do Karmann Ghia. Tarantino conversou com a atriz e convenceu ela a gravar a cena ao dizer que "era uma estrada em linha reta", mas — segundo Thurman — este não era bem o caso. Na reportagem, a atriz menciona que a estrada era de terra e havia curvas demais — o que acabou gerando o acidente. A atriz também compartilhou um vídeo completo do momento do acidente para que as pessoas tirem suas próprias conclusões.

Após estas declarações virarem um dos assuntos mais discutidos do dia no Twitter, o diretor Quentin Tarantino veio a público contar o seu lado da história sobre o carro e falar sobre sua relação com a atriz e com o produtor Harvey Weinstein — que era parceiro de longa data do diretor e foi denunciado por assédio sexual por mais de 50 mulheres.

O diretor de Pulp Fiction começa a entrevista com o Deadline mencionando que foi ele quem entregou as filmagens do acidente para a atriz e que ele já tinha consciência de que a reportagem sobre o tema seria escrita uma hora ou outra:

Eu sabia que o artigo iria acontecer. Uma e eu conversamos sobre isso por um longo período de tempo para decidir como ela iria fazer isso. Ela queria deixar tudo muito claro a respeito do que aconteceu no acidente depois de tantos anos.

A atriz que esteve com Tarantino nos filmes Kill Bill e Pulp Fiction tentou conseguir estas filmagens durante os últimos, mas sempre era bloqueada por Harvey Weinstein. Thurman diz que o produtor escondeu as gravações e não iria liberar o arquivo para a atriz. Tarantino, mesmo sendo citado como um dos responsáveis pelo acidente, disse que ficou feliz de entregar o que ela tanto queria:

Tinha todo um elemento de oclusão. As filmagens eram negadas a ela; Harvey Weinstein não deixava nem ela ver a gravação. Então, eu tinha de achar as filmagens mesmo 15 anos depois. Tivemos que ir até armazéns, abrir caixas e tudo mais. Eu não conseguia acreditar. Não achei que conseguíramos encontrar. Por sorte, a filmagem estava completa e limpa— mostrando o acidente e tudo o que aconteceu depois. Fiquei muito feliz de conseguir entregar isso para ela.

Sobre os momentos que precederam o acidente, Tarantino narrou como lembra dos acontecimentos e disse que estava estressado com as filmagens, mas que nunca obrigou a atriz a fazer nada, ele apenas a convenceu de que aquilo seria seguro. Ele diz:

Eu comecei a ouvir nosso gerente de produção, Bennett Walsh dizer que Uma estava insegura a respeito de filmar a cena dirigindo. Nenhum de nós da equipe tinha considerado contratar um dublê. Pra nós, era só dirigir. Talvez a nós devêssemos ter pensado nisso, mas não foi o que aconteceu. Eu lembro e tenho certeza que quando me falaram isso [que Uma não queria filmar] eu virei meus olhos. Mas eu não estava cheio de raiva e explosivo. Eu não fui até o trailer de Uma e gritei com ela ela para entrar no carro. Eu não sei exatamente o que causou o acidente e Uma também não. Ela tem sua suspeita quanto a isso e eu tenho a minha. Achei que entregando o vídeo a ela e com a exibição pública dele algum especialista em colisões poderia nos explicar de fato o que aconteceu.

Eu consigo me ver naquele dia virando meus olhos e pensando: "nós gastamos muito dinheiro modificando esse Karmann Ghia só para essa tomada". Qualquer um que conhece a Uma sabe que ir até ela e gritar com não é a melhor maneira de fazer nada. É uma tática muito ruim e nós já estamos filmando esse filme por quase um ano. Eu nunca iria reagir desta maneira. Na verdade, o que aconteceu foi: eu ouvi a reclamação dela, mas mesmo assim, nós já tínhamos organizado tudo para a filmagem e eu ouvi tudo o que ela tinha a dizer. O que eu fiz foi: eu dirigi pela estrada e era essa faixa única com folhas nos dois lados no México. Eu fui lá e esperava que seria algo tranquilo e seguro para Uma fazer. Nós estamos andando pela estrada e eu estava olhando e pensando que tudo sairia normal. Era uma tomada reta. Não tinha morros ou curvas em "S". Nada disso, era uma linha reta.

Uma sabia dirigir e eu sabia que ela era uma motorista meio instável, mas ela tinha a carta de motorista. Quando eu terminei de dirigir pela estrada eu estava feliz, ela conseguiria fazer isso sem problemas. Então eu fui até o trailer dela e a maquiadora Ilona Herman estava lá. Eu não estava bravo ou nervoso, eu estava felizinho, Eu disse: "Uma, é tranquilo, você consegue fazer isso. É uma linha reta. Você entra no carro no ponto A dirige até o ponto B e estamos tranquilos.

Na cena em específico, Thurman teria que dirigir na estrada de terra a aproximadamente 70 km/h — só o suficiente para o cabelo "voar", segundo o diretor. Tarantino continua dizendo:

Entrei no trailer contente dizendo que ela poderia fazer a cena tranquilamente porque era uma linha reta — não haveria problema. A resposta de Uma foi simplesmente: "Ok" Ela disse isso porque ela acreditava em mim. Porque ela confiou em mim. Eu disse a ela que daria tudo certo. Eu disse a ela que a estrada era uma linha reta. Eu disse a ela que seria seguro. E não foi... Eu estava errado. Eu não a obriguei ela a entrar no carro. Ela entrou porque confiou em mim. E ela acreditou em mim.

Porém, com toda essa discussão, o sol se mudou de local e a produção do filme optou por inverter a rota do carro. Ao invés de Thurman dirigir do ponto A ao B — como foi testado por Tarantino —, ela dirigiu do ponto B até ponto A devido a melhor iluminação.

Eu continuei pensando que era uma linha reta e achei que não precisaria andar pela estrada novamente para ter certeza de qualquer diferença na estrada. Esse é um dos maiores arrependimentos da minha vida. Como um diretor, você aprende coisas através de erros terríveis. Esse foi um dos meus maiores erros.

Apesar do acidente ter sido sério e Thurman ter sido machucada, a atriz diz estar orgulhosa de Tarantino ter se arrependido e por ter ajudado a conseguir as filmagens. No seu Instagram, ela disse:

Quentin Tarantino ficou profundamente arrependido e continua a se arrepender desse triste evento. Ele me deu a filmagem do ocorrido anos atrás para que eu pudesse divulgar e assistir. Independentemente disso, esse é um evento para o qual nunca haverá justiça. Ele fez isso sabendo que poderia causar malefícios para sua carreira e estou orgulhosa dele ter coragem para fazer a coisa certa nesse momento.


O próximo filme de Tarantino segue sem título oficial e está definido para estrear no dia 9 de agosto de 2019 — no aniversário de morte de 50 anos da atriz Sharon Tate.

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