George Lucas pretendia fazer uma nova trilogia de Star Wars antes da Lucasfilm ser comprada pela Disney. Mas, segundo consta no livro The Star Wars Archives: 1999-2005, escrito por Paul Duncan, o criador da saga entendeu que as novas produções ocupariam muito de seu tempo – algo como dez anos de sua vida –, então Lucas preferiu dar prioridade ao seu pessoal, deixando os novos títulos de lado.
Segundo o que foi relatado no livro, George Lucas começou os preparativos, mas acabou desistindo pois a sua esposa estava grávida na época.
“Eu estava começando a próxima trilogia; conversei com os atores e estava começando a me preparar. Eu também estava prestes a ter uma filha com minha esposa. Leva dez anos para fazer uma trilogia – os episódios I - III duraram de 1995 a 2005."
Para o cineasta, se ele tivesse começado em 2012, só terminaria em 2022. "Eu ainda estaria trabalhando no episódio IX agora! Em 2012, eu tinha 69 anos. A questão era: continuarei fazendo isso pelo resto da minha vida? Eu quero passar por isso de novo? Finalmente, decidi que preferia criar minha filha e aproveitar a vida por um tempo."
O tempo indicado por Lucas é maior do que a Disney levou para lançar a última trilogia, portanto é possível que os acontecimentos fossem bastante diferentes.
- David Prowse, interprete de Darth Vader em Star Wars, morre aos 85 anos
- John Boyega conversou com a presidente da Lucasfilm depois de criticar Star Wars
- John Boyega fala sobre a versão de Colin Trevorrow de A Ascensão Skywalker
Star Wars: A Ascensão Skywalker estreou mundialmente entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, arrecadando mais de US$ 1 bilhão de bilheteria. Ao longo dos últimos meses, detalhes do roteiro e até mesmo algumas artes conceituais do filme descontinuado apareceram internet afora.