Stan Lee morreu no último dia 12 de novembro aos 95 anos. O roteirista, criador de diversos personagens importantes da Marvel, criou um hábito nos anos 60: terminar todos os seus textos editoriais com a palavra "Excelsior", algo que se tornou uma espécie de marca registrada do autor.
Mas, por que Stan Lee falava "Excelsior"?
Em uma entrevista dada ao io9, Lee explicou que sua motivação foi muito simples: ele usava expressões corriqueiras para encerrar seus textos e as outras editoras começaram a copiar esse hábito.
Eu tinha várias expressões que eu usava para encerrar as minhas colunas nas HQs: "Segura a onda", "Já Chega", e eu percebi que a concorrência estava imitando e usando as mesmas. Então eu decidi que usaria uma expressão que eles não saberiam o que significa e não saberiam como falar. E foi aí que surgiu o "Excelsior!", e eu nunca mais o abandonei, ainda bem!
Excelsior é uma palavra em latim que significa "Sempre para cima". Ela é usada como lema oficial do estado de Nova York, local onde Lee nasceu e viveu a maior parte de sua vida. As colunas que Stan Lee escrevia nas HQs da Marvel foi uma das revoluções editoriais promovidas pelo autor, que serviram, principalmente, para aproximar os fãs e a empresa.
Em 95 anos de vida, Lee trabalhou com quadrinhos por quase oito décadas, com uma obra importantíssima para a cultura pop.
A causa de morte do roteirista não foi divulgada por enquanto. Lee teve um funeral apenas para seus familiares, mas a Pow! Entertainment, empresa criada pelo autor, diz estar preparando uma grande homenagem ao roteirista, mas nenhum detalhe foi revelado até o momento.