Não é exagero dizer que Pearl já nasceu como um ícone do terror. Vilã de X - A Marca da Morte, a personagem ganhou um filme para chamar de seu. Com a produção prestes a chegar ao Brasil, o NerdBunker foi convidado a falar com Mia Goth, protagonista e roteirista, que definiu Pearl como um projeto “implacável e desafiador”.
Curiosamente, a ideia de contar a origem da personagem surgiu quase de improviso. Para se preparar para viver a versão idosa da personagem em X - A Marca da Morte, a atriz se reuniu com o diretor e roteirista Ti West em conversas para imaginar o que teria acontecido àquela mulher para torná-la uma assassina.
“Tivemos a ideia de fazer outro filme, mas tudo estava incerto. Não tínhamos certeza de que a [produtora] A24 estaria aberta para isso. Então sempre dissemos que pelo menos serviria como uma ótima apresentação para a Velha Pearl.”
No fim, X agradou tanto a empresa, que ela encomendou um filme prelúdio focado na juventude da personagem. Mia Goth assumiu o crédito de roteirista ao lado de West, e juntos eles criaram uma história que deu à atriz a chance de se conectar profundamente com sua criação:
“Me identifico muito com Pearl. Talvez tenha me relacionado mais com ela do que com qualquer personagem que tenha interpretado. Foi uma dádiva explorá-la com um nível de profundidade que nunca tive o privilégio anteriormente.”
“Há muito em Pearl que eu entendo e empatizo”, diz a atriz ao refletir sobre como muitas de suas experiências pessoais ajudaram a moldar a personagem. “Sendo uma atriz nos últimos 10 anos, consigo me identificar totalmente com a dor no coração que vem com não conseguir alcançar algo quando você se considera perfeita para aquilo (risos). E também tem toda a ambição e fé em si mesma que ela traz.”

Os perrengues de Pearl
É fácil pensar no cinema como uma arte cheia de glamour e luxo, mas não foi bem o caso com Pearl. Mia Goth lembra das filmagens como a “parte mais desafiadora” do projeto devido ao apertado calendário da produção. Ela lembra que as quatro semanas de gravações foram difíceis por exigir que a equipe trabalhasse entre 14 e 16 horas por seis dias seguidos:
“Foi implacável e desafiador. Mas também sinto que prosperei com esse tipo de intensidade e caos, que acabaram incorporados à minha atuação.”
Pearl ama o Brasil
Todo esse trabalho duro compensou e Pearl caiu nas graças do público e da crítica, chegando a fazer sua estreia no prestigiado Festival de Veneza. Essa popularidade chegou ao Brasil, que carrega uma conexão especial com Mia Goth.
A jovem é neta da atriz brasileira Maria Gladys e chegou a morar por aqui na infância. Esse fato criou um carinho especial que levou os fãs a fazerem campanhas para que o longa fosse lançado por aqui. A comoção chegou a Mia Goth, que aproveitou a entrevista para dizer, em português, que sentiu o calor dos fãs:
“Senti especialmente o amor do público brasileiro por Pearl. O que tem sido incrível, porque o Brasil está no meu coração, eu amo o Brasil. Adoro mesmo, significa muito para mim e me emociona ter esse retorno e que tenham pedido por Pearl. É a melhor coisa do mundo.”
Com direção de Ti West, que assina o roteiro ao lado de Mia Goth, Pearl chega aos cinemas do Brasil em 9 de fevereiro de 2022. X - A Marca da Morte está disponível no Amazon Prime Video.