A Academia divulgou nesta terça-feira (24) os indicados à edição 2023 do Oscar. Em meio à consagração de produções como Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo, Top Gun: Maverick e mais, a lista também teve a cota de esnobados e surpresas, que já dão pano para muita discussão pela internet.
Em total espírito de sinceridade com nossos amados leitores, vocês sabem que a gente também adora quando pega fogo no parquinho. Reunimos então os principais esnobados e as principais surpresas da lista deste ano. Concorda? Discorda? Mais sugestões? Deixe a raiva fluir, nerd! Veja abaixo:
James Cameron e Baz Luhrmann - ESNOBADOS

Em primeiro lugar, sim, sabemos que os dois cineastas têm pouco do que reclamar. Tanto Avatar: O Caminho da Água como Elvis se consagraram com diversas indicações ao prêmio. Mas justamente por isso, é estranha a ausência de Cameron e Luhrmann no prêmio de Melhor Direção. Ainda mais tratando-se de dois projetos que têm a cara cuspida e escarrada dos dois diretores.
Tom Cruise - ESNOBADO

Embora concorra como produtor na indicação de Top Gun: Maverick como Melhor Filme, Cruise não foi lembrado nas categorias de atuação, mesmo com o sucesso do filme nas bilheterias. Se serve de consolo, certamente a conta bancária do astro ficou mais polpuda, com a maior bilheteria de toda a carreira de Cruise.
Ana de Armas - SURPRESA

A atriz garantiu uma indicação a Melhor Atriz por Blonde, filme sobre Marilyn Monroe produzido pela Netflix. O longa de Andrew Dominik foi um dos mais indicados ao Framboesa de Ouro, que premia as piores premiações do ano, mas ainda assim parece ter se sobressaído com a atuação da estrela.
Não! Não Olhe! - ESNOBADO

Com tanto “não” no nome do filme, acabou não dando para Jordan Peele. O cineasta ficou a ver navios (ou discos voadores) sem uma única indicação sequer ao longa. O suspense com Daniel Kaluuya vem sendo citado nas redes sociais como uma das maiores ausências da premiação, mesmo com sucesso de crítica.
Bryan Tyree Henry - SURPRESA

Astro da série Atlanta, Tyree Henry recebeu a primeira indicação da carreira por atuação em Passagem. O longa passou batido em premiações maiores como o Globo de Ouro, SAG e Critics’ Choice Awards, mas alavancou a carreira do eterno Paper Boi. Vamos ver se o homem dá sorte levando a estatueta.
RRR - ESNOBADO

O épico de ação indiano de 3 horas arrebatou espectadores do mundo inteiro, menos na Academia. O longa de S.S. Rajamouli garantiu uma indicação a Melhor Canção Original por “Naatu Naatu”, mas ficou de fora de Melhor Filme Estrangeiro, por não ser o indicado oficial da Índia, e também de Melhor Filme, que poderia ter contornado a situação. Rajamouli também era um dos cotados para Melhor Direção, que não veio.
Gato de Botas 2 - SURPRESA

O bichano mais fofo e mortal do Shrek demorou 11 anos para ganhar um segundo filme solo, mas a aposta deu certo. Gato de Botas 2: O Último Pedido conseguiu uma menção como Melhor Filme em Animação, ao lado de títulos como Pinóquio Por Guillermo del Toro e Red: Crescer é uma Fera.
Viola Davis - ESNOBADA

Estrela de A Mulher Rei, Viola Davis não foi lembrada nas categorias de atuação. Mas convenhamos, a diva já tem prêmios para dar e vender.
Mia Goth - ESNOBADA

Se a coitada da Pearl, de Pearl, só queria ser uma estrela, vai ter que fazer isso sem um Oscar. Mesmo com todo o falatório nas redes sociais, Mia Goth ficou de fora da temporada de premiações, tanto por Pearl como por X - A Marca da Morte.
E por aí, quem mais você sentiu falta? Quem você acha que deve levar estatueta sem merecer? Não que estejamos incitando o ódio, que fique claro! (ou será que estamos?). Fique ligado no Nerdbunker para mais novidades!