Você piscou e o tempo voou, nerd. Nem parece, mas já estamos praticamente na beirinha do fim do ano. O cinema voltou com força total em 2022, com campeões de bilheteria como Top Gun: Maverick (que bateu US$ 1 bilhão) e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.
Mas, além dos filmes de heróis e grandes superproduções que arrastam milhões às salas de cinema ao redor do mundo, sempre tem aqueles filmes bem legais que acabam passando batido na rotina corrida da vida.
O bom é que, nesse mundo maravilhoso em que vivemos, boa parte dos filmes já chega em streaming pouquíssimo tempo depois da janela de exibição nos cinemas. Pra você dar aquela atualizada na lista de “quero assistir”, o Nerdbunker reuniu oito longas deste ano que você talvez não tenha lembrado de assistir, ou nem conheça. A lista traz pedidas para quem é fã de drama, ação desenfreada, terror e até animação, porque reunir a família no sofá também tá valendo! Confira:
RRR: Revolta, Rebelião, Revolução
Um épico indiano com 3 horas de duração e as cenas de ação mais despirocadas que você verá este ano. Precisa dizer mais alguma coisa?

O filme de S.S. Rajamouli chegou como quem não quer nada ao catálogo da Netflix, e logo caiu no falatório das redes sociais com a trama envolvente e sequências de luta empolgantes. A trama aborda um líder tribal (N.T. Jr.) e uma missão de resgate, ao mesmo tempo em que um policial implacável (Ram Charan) é designado para capturá-lo. O negócio fica complicado quando, sem saber da identidade um do outro, os dois viram amigos.
Se você nos permite um ataque de oportunidade, pode até saber mais da nossa opinião sobre o filme com a crítica publicada no Nerdbunker!
Onde assistir: Netflix
Kimi: Alguém Está Escutando

Para os fãs de suspense, daqueles que dão MUITA agonia mesmo, Zoë Kravitz vive uma personagem que descobre provas de um crime terrível em Kimi. Tudo seria fácil se não fosse um detalhe: a mulher possui o transtorno de agorafobia, que evita como que ela saia do próprio apartamento. A direção é assinada por Steven Soderbergh (Onze Homens e Um Segredo), então já espere a tensão lá no alto.
Onde assistir: HBO Max
A Fera do Mar
Se todo esse suspense deixou você com os nervos à flor da pele, uma boa pedida para relaxar pode ser a animação A Fera do Mar. A trama mistura elementos clássicos dos filmes de pirata, com um temperinho de comédia vindo da clássica dinâmica entre um homem do mar ranzinza (mas de bom coração) e uma garotinha com uma visão lúdica sobre a vida.

O elenco de vozes originais em inglês parece até seleção de futebol, cheio de craques como Karl Urban, Jared Harris e Dan Stevens. Na trama, os humanos vivem em conflito com gigantescos monstros marítimos. Mas um marinheiro está prestes a descobrir que a guerra pode não ser tão correta quanto ele pensava…
Se a gente pode abusar com mais um ataque de oportunidade, claro que também tem crítica!
Onde assistir: Netflix
Fresh
Sebastian Stan, o Bucky do universo Marvel Studios, como um cara lindo e sedutor que, na verdade, pode ter até um apetite um pouco… inusitado com os parceiros. O astro faz par com Daisy Edgar-Jones, mostrando as maluquices do casal quando a moça descobre que ele pode ser um… adivinha: canibal.

Mas calma que você não verá nada muito grosseiro ou violento (ou será que vai?), porque o longa adota mais o tom de comédia trash do que outra coisa. Você pode até ir assistir pelo Stan e ficar pelas bizarrices (risadinha marota).
Onde assistir: Star+
Crimes of the Future
Já deu para relaxar? Então que tal agora ir para o desgraçamento mental supremo? Crimes of the Future é o novo filme de David Cronenberg (Scanners, Videodrome). Se você não está ligando o nome à pessoa, basta lembrar que “Cronenberg” virou até adjetivo no Rick and Morty para definir algo extremamente bizarro.

O elenco tem Léa Seydoux e Viggo Mortensen como um casal que faz modificações corporais, e aí entenda literalmente cortar e remodelar corpos do jeito que for. Os dois então exibem as “obras de arte”, que acabam chamando a atenção de Kristen Stewart.
Sempre vale o aviso, né, então pelo amor de Cronenberg, não veja o filme se você tiver menos de 18 anos. E se for ver, talvez seja melhor tomar todo cuidado…
Onde assistir: MUBI
Arremessando Alto
Nem só de comédia vive Adam Sandler. Nos últimos anos, o astro de Click (2006) tem mandado bem em diversas produções de drama. A bola da vez é Arremessando Alto.
Sandler interpreta um caça-talentos do basquete, levando uma vida difícil. A coisa muda quando ele descobre um jovem jogador que pode ser seu caminho para uma retomada.
Onde assistir: Netflix
Red: Crescer é Uma Fera
Sim, sabemos que o filme vem da Pixar, que é facinho um dos maiores estúdios de animação do mundo. Mas também leve em conta que Red saiu exclusivamente no Disney+. O que é uma pena, porque a história merecia todo o tratamento de gala de um lançamento nos cinemas.
Bem daquele jeitinho Pixar, a trama traz uma história de amadurecimento, com uma adolescente que se transforma em um grande urso vermelho sempre que fica com raiva.
Não vamos nem contar muito da história, para não estragar as surpresas. Mas se você quiser, adivinha, também tem crítica no Nerdbunker!
Onde assistir: Disney+
Licorice Pizza
Diretor de clássicos modernos como Boogie Nights (1997) e Magnólia (1999), Paul Thomas Anderson traz seu olhar nostálgico à Califórnia dos anos 1970. O filme aborda a relação platônica entre uma jovem descolada (Alana Haim) e um adolescente (Cooper Hoffman). Tudo embalado num pacote confortável de visual setentista e uma trilha caprichada.
Vale lembrar que, tecnicamente, o filme é de 2021. Mas se você nos permite essa roubadinha, o longa só chegou aqui no Brasil (mesmo em cinema) neste ano. E convenhamos, é tão bom que não iríamos deixar de fora!
Onde assistir: Prime Video (via aluguel digital)