Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
O que são as balas de festim e por que ainda é perigoso utilizá-las em sets de filmagem
Filmes

O que são as balas de festim e por que ainda é perigoso utilizá-las em sets de filmagem

Munição pode ter sido a causa de acidente fatal no set de Rust

Camila Sousa
Camila Sousa
22.out.21 às 12h30
Atualizado há mais de 3 anos
O que são as balas de festim e por que ainda é perigoso utilizá-las em sets de filmagem

O mundo do entretenimento está em luto após um acidente grave no set de Rust. Alec Baldwin disparou uma arma que deveria estar carregada com balas de festim, e causou acidentalmente a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins e um ferimento no diretor Joel Souza.

O caso lembrou outros incidentes parecidos, em que pessoas foram feridas e até morreram com o uso de tal munição, que é muito utilizada em sets, mas nem por isso deixa de ser perigosa.

Um cartucho de festim é um tipo de munição destinada para treinamentos e simulações de disparos, como quando há um desfile militar com uma “salva de tiros”, por exemplo. Conhecido em inglês como blank (em branco, em tradução livre), o festim também é colocado em armas no caso de execuções, para não se ter certeza de qual local partiu o tiro fatal.

A maior diferença em uma munição de festim é que ela não possui o projétil, que é a parte do tiro que realmente atinge o alvo. Quando um tiro é dado, há a geração de uma fagulha, que queima a pólvora e empurra o projétil em direção ao alvo. A bala de festim é muito semelhante a um armamento de verdade, produzindo o mesmo barulho e sensação de recuo, com a diferença de que não existe um projétil ali para ser disparado.

diferença entre balas de festim e munição real Diferença entre balas de festim e munição real

O festim é muito utilizado em sets de filmes e séries, especialmente por garantir uma suposta “veracidade” nas cenas de ação, já que o ator realmente faz um disparo com uma arma cenográfica, que é muito semelhante ao objeto real. O problema é que qualquer descuido no preparo do revólver pode causar um acidente.

Por exemplo, se uma arma é carregada com balas de festim, mas há qualquer resíduo sólido em seu cano, ele pode se tornar um projétil e atingir velocidade suficiente para machucar e até matar alguém - uma vez que o festim produz a fagulha e queima a pólvora.

Brandon Lee em O Corvo

Um dos casos mais conhecidos no mundo do entretenimento é a morte de Brandon Lee, filho de Bruce Lee, no set de O Corvo. De acordo com relatos da época, a arma utilizada na cena foi usada anteriormente em outra sequência, com balas falsas feitas sem pólvora dentro. O objetivo era garantir que a munição pareceria real durante um close. Só que uma dessas balas ficou presa no cano do revólver, que não foi verificado corretamente entre as cenas.

Quando o cartucho de festim foi acionado na sequência com Lee, ele produziu a fagulha necessária para empurrar o projétil que estava no cano da arma e atingir o ator. Como a sequência mostrava seu personagem realmente sendo atingido, a equipe demorou alguns minutos para perceber o que tinha acontecido.

Com o acidente no set de Rust, a família de Brandon Lee se manifestou pelo Twitter, na conta oficial dedicada à memória do ator: “Nossos corações estão com as famílias de Halyna Hutchins, Joel Souza e todos os envolvidos no incidente de Rust. Ninguém jamais deveria ser morto por uma arma em um set de filmagens. Ponto.”

View post on X

O The Times destaca que, quando são utilizadas pelos militares, as armas com munição de festim possuem um adaptador, geralmente nas cores amarela ou vermelha, na ponta do cano, que bloqueia a saída de qualquer possível projétil e também as identifica.

O site afirma que tal objeto não é utilizado em sets de gravação, porque deixaria claro que as armas não são reais, mas afirma que é comum colocar papel ou algodão nas balas utilizadas em filmes e séries, e que esses enchimentos também pode se transformar em projéteis fatais, especialmente se um disparo for feito à curta distância.

Exemplo de um adaptador de balas de festim utilizado pelos militares

O novo acidente reacendeu a discussão sobre a necessidade de utilizar armas com munição de festim em sets de filmagens. Com o avanço da tecnologia e desenvolvimento de efeitos práticos, surge a dúvida se não há uma alternativa mais segura para tais sequências, incluindo a criação de efeitos sonoros na pós-produção.

As circunstâncias do que aconteceu nos bastidores de Rust ainda estão sendo apuradas pelas autoridades locais, mas a Variety afirma que Baldwin não tinha conhecimento do tipo de munição que estava na arma e que estava chorando quando deu seu depoimento aos policiais.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast