Recentemente, a Paris Filmes anunciou a chegada de O Chamado 4: Samara Ressurgeaos cinemas brasileiros. Naturalmente, muitos ficaram animados em ver a volta de uma das principais franquias de horror dos anos 2000, mas é bom esclarecer: não se trata de um quarto filme, e sequer é continuação da trilogia norte-americana.
Na real, tudo não passa de uma tentativa de criar conexão através do título nacional. O filme que chegará aos cinemas nada mais é do que o longa japonês Sadako DX, de 2022. Nessa comédia de horror, uma adolescente japonesa enfrenta a maldição de Sadako, que agora se propaga através de redes sociais e em apenas 24 horas, ao invés de sete dias.
Na cronologia japonesa - que, claro, é diferente da norte-americana -, o filme já é considerado um capítulo isolado, que utiliza apenas a figura da assassina Sadako e sua maldição como base. O mais próximo de uma sequência direta nos anos recentes foi o longa Sadako: Capítulo Final (2019), que contou com o retorno de Hideo Nakata, diretor dos clássicos originais dos anos 1990. O longa foi lançado no Brasil, e está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.
Sadako vs. Samara

Dessa forma, O Chamado 4 é um título pensado para enganar espectadores desavisados, fazendo-os acreditar que se trata de mais um capítulo da saga norte-americana. Enquanto o capítulo está sim inserido na franquia como um todo, não vá esperando nenhuma continuidade, consistência de tom com os anteriores, ou mesmo a aparição de Samara, já que o longa traz a versão japonesa conhecida como Sadako.
Infelizmente, a prática de criar falsas associações em filmes de terror é comum no Brasil. Um exemplo que também envolve uma produção asiática é com o tailandês Espíritos: A Morte Está ao Seu Lado (2004).

O Chamado 4: Samara Ressurge não foi a primeira vez que uma distribuidora tentou enganar os espectadores com um título falso, e nem será a última. Ainda assim, há aproveitamento para ser tirado do filme, que combina a dinâmica da franquia com humor e uma pegada de slasher sangrento. O longa pode até ser bom, mas não é o que está sendo prometido no nome.
De qualquer forma, sua estreia nos cinemas acontece em 27 de abril.