Em dezembro de 2024, a atriz Blake Lively processou Justin Baldoni, diretor e ator de É Assim Que Acaba (2024), por assédio sexual. O caso deu início a uma série de acusações entre ela e o cineasta, cuja defesa afirma que um personagem de Deadpool & Wolverine (2024) foi criado apenas para caçoar dele.
Ao The Megyn Kelly Show, o advogado Bryan Freedman acusou Ryan Reynolds, marido de Lively, de “usar seu poder e influência” para ajudar a atriz a dominar os bastidores de É Assim Que Acaba. Na sequência, ele disse que o ator utilizou o filme da Marvel para zoar Justin Baldoni e, como prova, exibiu a cena de apresentação do Nicepool.
Chamado “Nicepool” (mistura de Deadpool e “nice”, ou “legal”, em inglês), o personagem é uma versão alternativa do Mercenário Tagarela que é, ao mesmo tempo, belo e chato. No trecho mostrado, o personagem comenta a aparência de uma mulher que “está bonita após ganhar bebê e nem parece”. Ao ser repreendido, ele diz que pode dizer isso porque se considera “feminista”.
Nesse sentido, vale notar primeiro que o personagem se refere à Lady Pool, outra versão do Deadpool, que no filme foi dublada por Blake Lively. Além disso, a atriz chegou a pedir para que seu peso não fosse mais mencionado no set de É Assim Que Acaba, filme que gravou meses após ela dar a luz a Olin, um dos filhos da atriz com Ryan Reynolds.
Para o advogado, a aparência do personagem e suas falas são referências claras a Justin Baldoni:
“Não há dúvidas de que [Nicepool] está relacionado a Justin. Qualquer que assistir pode ver o coque, o comentário sobre gravidez… É muito óbvio o que está sendo feito. Mas, novamente, se alguém está realmente cometendo assédio sexual, você não faz piada disso. É uma questão séria.”
O processo de Blake Lively contra Justin Baldoni
Segundo o TMZ, Blake Lively acusou Justin Baldoni de assédio sexual durante as gravações de É Assim Que Acaba, além de ter "tornado o ambiente de trabalho hostil" para toda a equipe. A defesa do cineasta rebate dizendo que as acusações são falsas e foram feitas para “consertar a reputação negativa” da atriz.
Vale lembrar que Lively foi criticada pela forma "leve" com que promoveu o filme, que trata de um assunto tão sério quanto abuso e violência doméstica. Jornais como o The Guardian também questionaram ela ter aproveitado a promoção de um longa com esse tema para promover a marca de gin de Ryan Reynolds e a própria linha de produtos de beleza.
É Assim Que Acaba está disponível para streaming na Max. Já Deadpool & Wolverine está no catálogo do Disney+.
Fonte: The Megyn Kelly Show, via YouTube