Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Neto de Oppenheimer revela cena que não aprova no filme
Filmes

Neto de Oppenheimer revela cena que não aprova no filme

Charles Oppenheimer discorda de sequência envolvendo uma maçã

Matheus Rodrigo
Matheus Rodrigo
28.jul.23 às 12h49
Atualizado há quase 2 anos
Neto de Oppenheimer revela cena que não aprova no filme
(Oppenheimer/Universal/Divulgação)

Por mais que seja um dos filmes de Christopher Nolan mais bem-avaliados por crítica e público, Oppenheimer desagradou ao neto do histórico cientista, Charles Oppenheimer, em uma particular cena.

[Aviso: SPOILERS de Oppenheimer a partir daqui!]

Em entrevista à Time, Charles comenta sobre uma sequência no começo do filme, em que Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), frustrado com a vida acadêmica e com a relação complicada com o seu professor, injeta veneno na maçã que o docente comeria, arrependendo-se depois:

"A cena que menos gostei de Oppenheimer é àquela que faz referência à maçã, que era um problema em Oppenheimer: O Triunfo e a Tragédia do Prometeu Americano [biografia que serviu de inspiração ao filme de Nolan]. Se você ler o livro com cuidado, os autores dizem: ‘nós não sabemos o que aconteceu de verdade’. Não há um registro de Oppenheimer tentando matar alguém. São acusações sérias e historicamente revisionistas. Não há um amigo do meu avô que considera isso verdade. Essa informação foi tirada de contexto durante uma discussão sobre uma viagem de férias, e todos admitem que não sabiam sobre o que ele estava falando. Infelizmente, Oppenheimer: O Triunfo e a Tragédia do Prometeu Americano reforça que meu avô tentou matar o seu professor e, apenas depois, os autores [Kai Bird e Martin J. Sherwin] admitiram existir uma dúvida a respeito."

Charles ainda comenta que falou com Christopher Nolan sobre o episódio: 

"Quando conversei com Nolan, ele me disse algo do tipo ‘eu sei abordar este assunto [da maçã]. Algumas partes precisarão ser dramatizadas um pouco e outras alteradas. Como membro da família, acredito que você gostará de algumas cenas e de outras não.’ Isso me fez aceitar o filme. Acredito que foi uma produção bem precisa, mesmo sendo uma versão dramatizada da história real."

Como mencionado por Charles Oppenheimer, o tópico em discussão é retratado em Oppenheimer: O Triunfo e a Tragédia do Prometeu Americano, livro de Kai Bird e Martin J. Sherwin que serviu de inspiração para o longa-metragem de Nolan. Na publicação, que chegou ao Brasil no começo deste mês, a origem da informação do envenenamento é abordada na página 60:

"Como o próprio Robert confessou a [Francis] Fergusson dois meses depois, 'ele meio que havia envenenado seu principal supervisor. Parecia incrível, mas foi o que ele disse.'"

Os autores, contudo, alertam no livro que não existem informações que atestam que o envenenamento, causado por Oppenheimer, seria letal — também não há evidências que digam o contrário.

Com roteiro e direção de Christopher Nolan, o filme Oppenheimer está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Acompanhe o NerdBunker para mais curiosidades. Aproveite e siga a gente nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.

Fonte: Time

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais