O tempo passa, o tempo voa, e os lançamentos do cinema continuam numa boa, nerd. 2022 brindou os fãs da sétima arte com diversas produções de peso, agradando aos mais variados gostos. Desde os já tradicionais filmes de heróis dos quadrinhos, até o retorno de Tom Cruise aos ares, com direito também a uma bela surpresa direto do multiverso.
Em clima de final de ano, o Nerdbunker reuniu as 15 produções que mais se destacaram no ano. Já recomendamos, inclusive, que você se prepare para relembrar que algumas das produções saíram mesmo este ano. Veja abaixo:
1 - Pânico
O ano começou apavorante para os fãs de banhos de sangue. É que a franquia Pânico retornou com um quinto filme (curiosamente sem o número no título), e arrebentando tudo. A trama apresentou uma nova geração de Woodsboro, mais uma vez atormentada pelo assassino Ghostface. Porque afinal, eles nunca aprendem.

O elenco trouxe de volta os veteranos Courteney Cox, Neve Campbell e David Arquette. O time juvenil tem Melissa Barrera, Jenna Ortega (Wandinha) e Jack Quaid (The Boys).
2 - Uncharted: Fora do Mapa
Os fãs de games receberam o menino Tom Holland dando vida ao aventureiro Nathan Drake, da série Uncharted. E sim, nerd, o filme saiu mesmo este ano! Mais especificamente em fevereiro. A aventura traz todo aquele clima de sessão da tarde que a gente adora, com um Drake mais jovem aprendendo as malandragens da vida com o experiente Sully (Mark Wahlberg).
O filme deve, inclusive, garantir continuações, já que os chefões da Sony definiram a produção como o início de uma nova franquia. Prepare-se então para mais menino Tom desbravando selvas e tumbas.
3 - Batman
10 anos após o lançamento de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o Homem-Morcego ganhou um filme solo. E que filme. Dirigido por Matt Reeves, Batman saiu do forno após anos de produção e imbróglios com a Warner (o filme já teve até Ben Affleck como diretor e protagonista em certo ponto). Robert Pattinson deu vida ao herói, às voltas com uma Gotham sombria e realista, aterrorizada pelo vilão Charada (Paul Dano).
O longa foi sucesso de público e crítica, e já tem uma continuação garantida. Batman é também um dos projetos que seguirá à parte do universo compartilhado da DC nos cinemas, assim como Coringa (2019). Do lado de cá, já estamos empolgados para ver o que Reeves e Pattinson planejam em seguida.
4 - Morbius
Uma nova lenda da Marvel chegou aos cinemas… Ou assim esperávamos. Protagonizado por Jared Leto, o filme apresentou o vampirão do universo Homem-Aranha na telona. Mas o resultado foi, como podemos dizer, insatisfatório. Para dizer o mínimo.
Mesmo assim, o filme ganhou uma impressionante sobrevida ao ser abraçado pela internet memezística. De marcos como a venda de "1 MORBILHÃO de ingressos" até frases de efeito como "It’s Morbin’ Time", a produção levou de goleada se o assunto for meme cinematográfico do ano.
5 - O Peso do Talento
Nicolas Cage interpretando Nicolas Cage em um filme sobre um bandidão milionário fã de Nicolas Cage. Sério, precisa dizer mais alguma palavra para vender esse filme? Então vamos lá…
O Peso do Talento traz o astro de A Outra Face (1997) como si mesmo, ao ser convidado para a festa de um ricaço que o idolatra (Pedro Pascal). O problema é que Cage é recrutado pela CIA para espionar o bandido, causando as situações mais absurdas possíveis.
6 - Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
Se a palavra da fase 4 do MCU foi “multiverso”, quem melhor para deixar tudo ainda mais confuso do que o (ex) Mago Supremo? Doutor Estranho no Multiverso da Loucura trouxe Strange (Benedict Cumberbatch) lidando com as consequências de quebrar tudo quanto é regra para salvar o mundo. Afinal, uma hora a conta chega…
O mago encontra a jovem America Chavez (Xochitl Gomez), perseguida ao longo dos universos por uma Wanda (Elizabeth Olsen) envenenada de poder pelo livro do mal Darkhold. As viagens da dupla incluem até um mundo com Patrick Stewart de volta como Professor Xavier e John Krasinski de Reed Richards.
7 - Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo
Na dobradinha multiversal, o filme dos Daniels chegou quietinho, como quem não quer nada, e arrebatou fãs no mundo todo com uma ágil e envolvente trama de ação, suspense e drama. Michelle Yeoh vive uma pacata dona de lavanderia que descobre estar no meio de uma batalha interdimensional, com direito até a uma versão porradeira do próprio marido, vivido por Ke Huy Quan (Indiana Jones e o Templo da Perdição).
Como se espera de uma história de multiverso, tenha a mais absoluta certeza de que seu cérebro irá derreter com mundos onde humanos possuem dedos de salsicha e maluquices do tipo.
8 - Top Gun: Maverick
Para a alegria de crianças, adolescentes e saudosistas em geral, Tom Cruise voltou como o ás indomável Maverick em Top Gun: Maverick. Sequência do clássico dos anos 1980, o filme trouxe o piloto de volta, agora com a responsabilidade de treinar uma nova equipe de aviadores, incluindo Miles Teller como Rooster, filho do falecido Goose (Anthony Edwards), do longa original.
A nostalgia valeu a pena, porque até a publicação desta lista, Maverick é a maior bilheteria do ano, sendo o primeiro longa de 2022 a bater US$ 1 bilhão. O filme também é o maior sucesso de toda a carreira de Tom Cruise. Será que voou alto?
9 - Thor: Amor e Trovão
Como Deus do Trovão, Thor (Chris Hemsworth) já derrotou todo tipo de vilão por aí, mas os assuntos do coração são páreo duro até para o Vingador mais forte. Em Amor e Trovão, o fortão lida com a volta de Jane Foster (Natalie Portman) após um término traumático, com um agravante: a moça está em estágio terminal de câncer.
Juntos, eles partem em uma aventura de resgate às crianças de Nova Asgard, contra o sinistro Gorr (Christian Bale). A pesquisadora também ganha poderes mágicos ao provar-se digna de levantar o Mjölnir. A aventura é a segunda incursão de Taika Waititi no MCU.
10 - Jurassic World: Domínio
No meio do ano, tivemos a despedida (ao menos por enquanto) do Parque dos Dinossauros com Jurassic World: Domínio. Chris Pratt e Bryce Dallas Howard retornaram como Owen e Claire, com a ajudinha de peso do trio Sam Neill, Jeff Goldblum e Laura Dern, do filme de 1993.
A trama abordou a convivência entre humanos e dinossauros após mais uma tentativa fracassada de se criar um parque na Ilha Nublar. A diferença agora é que a nova ameaça é, e não estamos brincando, gafanhotos geneticamente alterados. Mas pelo visto, os dinos da franquia seguem com seu peso, já que o longa é segunda maior bilheteria de 2022, também no clube do bilhão.
11 - Predador: A Caçada
Ainda em franquias oitentistas que retornam, Predador ganhou um novo filme direto em streaming, com A Caçada. Desta vez, a trama volta alguns séculos no tempo, mostrando a primeira vinda da raça alienígena à Terra.
Cabe a uma tribo dos indígenas comanche e à guerreira Naru (Amber Midthunder) combater a ameaça. Mas como derrotar uma força imbatível e altamente tecnológica, sem o uso sequer de armas de fogo? Descubram no longa…
12 - A Mulher Rei
Outra grata surpresa do ano, A Mulher Rei tem Viola Davis em um épico de guerra inspirado em situações reais. A trama aborda as guerreiras Agojie, defensoras do reino de Dahomey entre os séculos XVII e XIX.
O elenco de peso tem ainda Lashana Lynch e John Boyega. As Agojie foram inclusive a inspiração para as Dora Milaje, de Pantera Negra.
13 - Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
E por falar neles, a nação africana da Marvel voltou às telonas, com um emocionante tributo a Chadwick Boseman, e deixando as sementes para o futuro da franquia sem o herói.
Wakanda Para Sempre tem Shuri (Letitia Wright) e companhia em pé de guerra com o príncipe submarino Namor (Tenoch Huerta), ameaçado após as buscas de Vibranium pelo mundo.
14 - Adão Negro
A hierarquia de poder no universo DC mudou (ou será que não?) com a chegada de um novo anti-herói na telona. Após 15 anos de desenvolvimento, Adão Negro saiu do papel, com Dwayne Johnson no papel titular.
O personagem mágico voltou à Terra após anos aprisionado, tendo que lidar com uma milícia tecnológica no país Khandaq, e com a Sociedade da Justiça nada feliz com a aparição de uma nova força imbatível no mundo, sob as ordens da Amanda Waller (Viola Davis).
15 - Avatar: O Caminho da Água
Admita, até você, em algum momento, apostou que esse filme não ia sair. Mas James Cameron finalmente conseguiu. 13 anos depois, Avatar ganha uma continuação com O Caminho da Água.
A trama volta a Pandora, explorando a vida em família de Jake (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana). Mas como todo castigo para Na’vi é pouco, os alienígenas azuis lidam com uma nova ameaça da Terra ao planeta paradisíaco. Resta agora saber se a longa espera se traduzirá em mais um recorde de bilheteria para a máquina de imprimir dinheiro de Cameron.