Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Logan | Conheça 5 fatos essenciais sobre Donald Pierce, o vilão do filme
Filmes

Logan | Conheça 5 fatos essenciais sobre Donald Pierce, o vilão do filme

Listamos alguns dos fatos mais importantes sobre Donald Pierce

Edimário Duplat
Edimário Duplat
10.out.16 às 20h06
Atualizado há mais de 8 anos
Logan | Conheça 5 fatos essenciais sobre Donald Pierce, o vilão do filme

Anunciado como vilão do terceiro filme solo de Wolverine, Donald Pierce é um personagem marcante na história dos X-Men e das aventuras solo do mutante canadense. Criado em 1980 por Chris Claremont e John Byrne, o então Rei Branco do Clube do Inferno seguiu os anos posteriores de sua existência se tornando cada vez menos humano e mais cibernético, motivado principalmente pela vingança ao homo superior.

Filho de uma família aristocrática, que fez fortuna com comércio de mercadorias no século XIX, Donald cresceu entre os mais ricos e poderosos da sociedade norte-americana. Entretanto, os fatos que o fizeram se tornar um ser cibernético são obscuros, assim como a sua própria participação no universo mutante. Mesmo sendo a base de equipes como os Carniceiros e ter se aliado a personagens como Lady Letal, o Clube do Inferno e até os Purificadores, o ex-Rei Branco sempre teve um peso secundário para autores e até leitores dos títulos X.

Conheça alguns fatos marcantes desse impiedoso vilão na cronologia Marvel.

donald pierce

A sede de poder e o ódio antimutante

Em sua primeira aparição, na revista Uncanny X-Men 132, Donald Pierce é conhecido como o Rei Branco do Círculo Interno do Clube do Inferno. Na ocasião em que a elite desta sociedade secreta planeja transformar a Fênix na sua Rainha Negra, descobrimos que o vilão não é um mutante e sim um humano ciberneticamente melhorado. Esta característica transparece fisicamente e também na frieza de sua alma. Mais tarde, se descobre que parte de eu ódio antimutante é motivado por um conflito que lhe valeu grande parte de seu corpo. Aos poucos, o seu desejo por mais poder e o seu ódio pelos mutantes fizeram se tornar um ser solitário e manipulador, influenciando e distorcendo a vida dos seus pretensos seguidores e empregados.

donald pierce xmen

Aperfeiçoamento e ascensão dos Carniceiros

Em meio ao seu ódio e sede de vingança, Donald Pierce encontrou um novo significado na produção de novos companheiros cibernéticos e isto demonstrou o seu conhecimento na robótica. Ao conhecer e remodelar o grupo de ciborgues australianos conhecidos como Carniceiros, o antigo Rei Branco trouxe novos membros ao grupo e transformou os mercenários em uma verdadeira milícia de extermínio mutante, extraindo a humanidade de cada um e os transformando em máquinas de matar. Mesmo frustrado na maioria das ocasiões, Pierce soube aperfeiçoar as suas habilidades e se tornou a base de inúmeros inimigos letais ao homo superior.

donald pierce logan

Androides sonham com ovelhas elétricas

Além da crianção de ciborgues, Donald Pierce evoluiu os seus dons de robótica ao criar dois androides para um plano especifico contra Wolverine. Além de uma cópia do próprio Logan, o líder dos carniceiros idealiza uma criança de cinco anos chamada Elsie-Dee (seria essa a criança no cartaz do filme?), que carrega em seu corpo robótico uma bomba que deveria explodir ao contato com o canadense. Deveria... Ao ter a inteligência artificial aprimorada ao máximo, a criança-robô cria um poderoso vinculo com o sósia-robô do mutante, chamado Albert, e anula a explosão. Com isso, os dois acabam vivendo suas próprias aventuras e mostram a um transtornado Pierce que são mais humanos que o seu próprio criador.

01

Vingança humana, corpo tecnorgânico

A cada nova investida e fracasso, Donald Pierce vai se tornando mais robô e menos humano, deixando de lado a condição de ciborgue e se identificando com sua nova encarnação. A finalização desse processo acontece durante a sua infecção pelo vírus tecnorgânico. Na ocasião, um grupo extremista chamado de Purificadores, liderado pelo sentinela do futuro Bastion, infecta o moribundo ciborgue com o vírus tecnorgânico da Falange, raça alienígena que assimila seres vivos e robóticos a sua consciência unificada. Dessa maneira, Pierce sai das amarras de um corpo físico e passa a se tornar um ser de consciência quase imortal.

donald pierce

Novos aliados e novas investidas para a destruição mutante

Mesmo perdendo a humanidade a cada novo renascimento, Pierce ainda é muito mais do que um criador de robôs. Em seu lado mais sombrio, o humano ciberneticamente alterado efetuou alianças profundas com seitas secretas e inimigos manipuladores, conseguindo atingir os mutantes de maneira efetiva em várias ocasiões. Foi assim que o pretenso ex-humano se aliou ao Clube do Inferno, onde mutantes estavam em seu Círculo de maior poder, teve contato com seres extradimensionais como Espiral, caçou poderes seculares como do todo-poderoso Apocalipe e se aliou aos Purificadores. Tornou-se ainda a peça principal da destruição mutante ao manipular um grupo de Jovens X-men para adentrar em Utopia e se tornar um verdadeiro Cavalo de Troia contra o grupo. Hoje, o quase imortal Donald Pierce é uma consciência eterna movida apenas pelo desejo de destruição.

carniceiros-xmen

Quem são os Carniceiros, afinal?

Criados em 1988 por Chris Claremont e Marc Silvestri, para a edição 229 de Uncanny X-Men, os Carniceiros foram originalmente um grupo de ciborgues australianos que utilizavam uma cidade no interior do país como base secreta. Utilizando o mutante aborígene Teleporter, que era coagido a ajuda-los, efetuavam roubos ao redor do mundo. Detidos pelos X-Men, três membros do grupo  de mercenários (Racha-Crânio, Esmaga-Ossos e Lindinho) conseguiram escapar do julgo do grupo de heróis e procuraram o vilão Donald Pierce, que adicionou ao grupo a vingativa Lady Letal e mais três membros; Reese, Cole e Macon, três ex-soldados do Clube do Inferno mutilados por Wolverine. Juntos, quase destruíram os X-Men e torturaram Wolverine até o canadense ser salvo por Jubileu.


Independentemente de seu momento ou seu estado físico, Donald Pierce é um ser que está além da humanidade. Ele é motivado pela vingança e não mede esforços para chegar ao seu ideal.

Agora é esperar para saber como o veremos nas telonas e como a vida de Wolverine será afetada sobre isso.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais