Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Liga da Justiça terá o tema clássico de Superman do John Williams, segundo Danny Elfman
Filmes

Liga da Justiça terá o tema clássico de Superman do John Williams, segundo Danny Elfman

O compositor também pode ter revelado um ponto importante da trama

Jefferson Sato
Jefferson Sato
28.set.17 às 15h43
Atualizado há quase 8 anos
Liga da Justiça terá o tema clássico de Superman do John Williams, segundo Danny Elfman

Tem algumas músicas que são tão icônicas que somos capazes de reconhecer em qualquer lugar e a qualquer momento, como o clássico tema de Superman composto por John Williams para o filme do herói de 1978. E vamos colocar sua imortalidade à prova em Liga da Justiça, segundo o compositor Danny Elfman.

Quando perguntado sobre como era voltar à DC depois de 28 anos, Elfman revelou em uma entrevista para a Billboard que reaproveitou trechos modificados do clássico tema do Superman na trilha sonora da Liga da Justiça, ao mesmo tempo que pode ter revelado um detalhe importante do filme.

Foi incrível. Foi como se eu nunca tivesse saído, porque estou usando os mesmos materiais temáticos que usei naquela época. Nunca foi embora de verdade (risos). Foi muito divertido. Teve alguns momentos de fãs. Eu integrei um pouco do tema da Mulher-Maravilha que o hans Zimmer fez para Batman Vs. Superman, mas teve uns momentos nos quais eu tive o prazer de dizer: ‘Vamos fazer o Superman de John Williams’. E para mim isso foi demais, porque agora eu tenho uma melodia para mexer, e eu a estou usando de uma forma realmente muito sombria, em um momento sombrio. É o tipo de coisa que alguns fãs vão notar. Alguns não. É um momento no qual não temos certeza de que lado ele está.

Não está claro, mas é possível que ele esteja falando sobre o eventual retorno de Superman, que muitos teorizaram voltar maligno no filme, até recobrar suas memórias. Será que é isso o que Elfman quis dizer com não sabermos de que lado ele está?

Segundo Elfman, reaproveitar os temas clássicos é algo importante e que a DC está começando a entender isso, citando Star Wars como exemplo.

O pessoal da DC está começando a entender que temos estes pontos icônicos do nosso passado que é parte de nós, é nosso legado – não deveríamos fugir disso. O pensamento atual é que, sempre que algo sofre um reboot, você precisa começar do zero de novo – o que, claro, o público vai nos dizer de novo e de novo que é bobagem. Porque o tema que mais sobreviveu e que é mais amado é o de Star Wars, que eles tiveram o bom senso de não descartar para os reboots. E toda vez que ele volta, o público vai à loucura. [...] Temas musicais são como genes, você leva o DNA com ele e cria estas conexões sutis que são percebidas a um nível inconsciente.

Por fim, Elfman também revelou que não criou músicas temas para Flash, Aquaman e Ciborgue, mas apenas conceitos temáticos que a DC poderá expandir depois, se quiser.

Eu criei ideias temáticas bastante simples. Há tantos temas que você não pode simplesmente fazer um grande tema para tudo. Então eu criei um conceito para o Flash, para o Aquaman e para o Ciborgue – mas são coisas bastante simples e a DC entendeu. Eu disse: ‘Essas coisas podem nunca ser usadas de novo, mas estou dando para vocês todos os componentes, caso vocês queiram trabalhar em cima disso’. Então eles podem ou não usar, mas é assim que eu abordo um projeto como esse. Você precisa agir com a ideia de que esse é o começo de uma mitologia.

No filme, após a morte do Superman, Bruce Wayne reavalia seus métodos extremos e passa a procurar heróis para formar um time de combatentes para defender a terra de todos os tipos de ameaça. Os heróis então enfrentarão o Lobo da Estepe, o braço direito do senhor da guerra alienígena, Darkseid, que está procurando três artefatos escondidos na Terra. A direção era de Zack Snyder, que agora foi substituído por Joss Whedon.

Liga da Justiça estreia 16 de novembro nos cinemas brasileiros.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais