Na última terça-feira, o diretor James Gunn fez uma revelação bombástica sobre Guardiões da Galáxia: ele disse que Groot está morto e foi substituído por Baby Groot, o seu filho. A ideia é que — no fim do primeiro filme — Groot tenha se despedaçado com a explosão, mas, como ele é uma planta, Rocket replantou a árvore em um vaso menor e fez com que o amigo renascesse.
Mas jardineiros e estudiosos do mundo vegetal não concordam com a afirmação de Gunn. O site Inverse consultou especialistas e eles revelaram que Baby Groot não é o filho de Groot, mas sim um clone!
O método de criação do novo Groot é conhecido como "propagação vegetal" — que é o processo onde uma planta cresce e é criada através de parte vital de uma outra planta. Esse tipo de clonagem é muito utilizado quando queremos criar uma muda de uma planta que já temos, transferindo um galho do vegetal para uma nova porção de terra e criando uma nova planta igual.
Os clones, ou mudas no dialeto popular, são geneticamente iguais ao vegetal original. Entretanto, os especialistas confirmam que mudas não são consideradas pela botânica como proles de um original. Para que Baby Groot seja o filho de Groot seria necessário que a versão grande do herói passasse por uma reprodução sexual conhecida como polinização.