Heath Ledger sempre foi muito sério quanto ao seu trabalho e, pelo o que o colega Jake Gyllenhaal revelou, o ator chegou a bater de frente com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e não aceitou fazer a abertura do Oscar de 2007 por causa de uma determinada brincadeira.
Em recente entrevista à revista Another Man, Gyllenhaal relembrou da atitude de Ledger ao se deparar com uma piada homofóbica sobre O Segredo de Brokeback Mountain (2005) presente do discurso.
Eu me lembro que quiserem fazer uma abertura para o Oscar daquele ano com uma brincadeira sobre isso [...]. E Heath recusou. Na época, eu era um pouco: 'ah, ok... Tanto faz'. Eu sempre sou assim: tudo pela diversão. E Heath disse: 'Isso não é uma piada para mim – eu não vou fazer brincadeiras sobre isso'.
A produção foi dirigida por Ang Lee e retratava uma história de amor entre dois cowboys, vividos por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal. O Segredo de Brokeback Mountain recebeu oito indicações ao Oscar em 2006, incluindo a de Melhor Ator para Ledger.
O ator morreu em 2008, vítima de uma overdose. No mesmo ano, recebeu o Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante por viver o Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008).