Se Napoleão (2023) já despertou a ira de boa parte dos historiadores pelas licenças criativas tomadas na vida do imperador francês, Ridley Scott parece pronto para desagradar novamente com Gladiador 2.
- Paul Mescal conquistou papel em Gladiador 2 por chamada pelo Zoom
- Gladiador 2 empolga em primeiras reações da crítica: “Estamos ENTRETIDOS!”
O filme chega aos cinemas nas próximas semanas, mas vem recebendo críticas da comunidade de historiadores pelas inconsistências estabelecidas entre uma ficção para o cinema e as lendas históricas reais.
Os principais pontos de discórdia são as batalhas com rinocerontes e tubarões no Coliseu. Ao Hollywood Reporter, a professora e pesquisadora Shadi Bartsch reconheceu que as batalhas aquáticas de fato ocorreram, mas informou que os romanos “provavelmente nem sabiam o que eram tubarões.”
Bartsch esclarece ainda que os rinocerontes mostrados na prévia do filme possuem dois chifres, diferente das espécies usadas nas batalhas do império romano. A historiadora conclui definindo as licenças como “besteiras Hollywoodianas”.
Gladiador 2 chega aos cinemas brasileiros em 14 de novembro.
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.
Fonte: THR