Os cinemas haviam sido banidos na Arábia Saudita e permaneceram fechados por 35 anos. Porém, depois de tudo isso, o governo decidiu reabrir os cinemas, e a primeira sessão exibida não foi de um clássico, nem de um filme local, nem de um filme de heróis da moda. A primeira sessão exibida foi de Emoji - O Filme.
O banimento aconteceu por conta de um governo extremamente conservador que acreditava que lugares como aquele incentivavam mulheres e homens a se misturarem. Desde então, alguns diretores se destacaram, como Haifaa al Mansour, diretora de Wadjda, primeiro longa filmado inteiramente no país. Mansour também foi a primeira mulher a dirigir um filme, e Wadjda foi o primeiro longa a ser escolhido para representar a Arábia Saudita no Oscar.
Segundo informações da Reuters, a animação foi o primeiro filme a ser exibido, juntamente com As Aventuras do Capitão Cueca - O Filme. A sessão dupla aconteceu em uma sala cultural em Gidá.
Apesar de tirar o banimento, o governo ainda vai censurar os filmes para assegurar que o que é mostrado na tela esteja alinhado com a cultura do país. O plano é construir 300 cinemas com 2 mil telas até 2030.