Eddie Redmayne ganhou um Oscar por sua interpretação de Stephen Hawking em A Teoria de Tudo. O ator foi convidado para o funeral do astrofísico e prestou suas homenagens lendo uma passagem do livro de Eclesiastes.
Felicity Jones, que interpretou Jane Hawking no filme, também estava na cerimônia. Elon Musk e Brian May, astrofísico e guitarrista do Queen, marcaram presença no funeral.
Hawking morreu em 14 de março. Ele tinha 76 anos e estava junto de sua família. Ele foi um dos físicos mais brilhantes de todos os tempos. Seu trabalho em física teórica e cosmologia lhe rendeu mais de 12 prêmios honorários, o título de Comandante da Ordem Britânica e de Professor Lucasiano Emérito da Universidade de Cambridge, posto que já foi ocupado por Isaac Newton e Charles Babbage, um dos pais da computação.
Em sua carreira acadêmica, Hawking estudou buracos negros, a gravidade quântica, a inflação cósmica e a origem do espaço e do tempo.
Em 1988, Hawking escreveu o livro Uma Breve História do Tempo, que explicava de forma didática conceitos de física moderna e astronomia. A obra foi um sucesso e já vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo todo. Outros trabalhos populares do físico são O Universo numa Casca de Noz, Sobre os Ombros de Gigantes e o recente Minha Breve História, de 2013.
Além de seu trabalho no campo científico, Hawking se tornou parte importante da cultura pop, tendo aparecido em séries como Os Simpsons e The Big Bang Theory. Ele ficou ainda mais conhecido do público em 2014 com o lançamento de A Teoria de Tudo, filme que conta o início de sua carreira e seu diagnóstico como portador de Esclerose Lateral Amiotrófica, doença degenerativa que causa a morte dos neurônios de controle motor. O longa foi estrelado por Eddie Redmayne, que ganhou o Oscar de Melhor Ator por sua interpretação.
A causa de morte não foi divulgada oficialmente.