O cineasta palestino Hamdan Ballal, conhecido principalmente como um dos diretores do documentário vencedor do Oscar Sem Chão, foi preso por soldados de Israel em Hebron, na Cisjordânia, na noite da última segunda-feira (24).
De acordo com cinco testemunhas (via The Guardian), um vilarejo da cidade palestina foi atacado por colonos israelenses com pedras, causando ferimentos nas pessoas e destruição de propriedades, o que supostamente foi respondido com mais pedras dos cidadãos locais.
No meio do confronto, Ballal foi perseguido por um grupo de soldados com uniforme militar até sua casa, onde foi preso e levado para uma delegacia. O motivo para ter sido detido ainda não está claro.
Alguns relatos apontam que os colonos estavam acompanhados de forças israelenses desde o início do ato violento e dão mais detalhes do ataque contra o cineasta palestino.
"Havia dezenas de colonos com os soldados israelenses, e eles estavam nos ameaçando com armas. A polícia estava lá desde o começo e não interveio. Enquanto os soldados apontavam armas para nós, os colonos começaram a atacar as casas dos palestinos. [...] Hamdan tentou proteger a própria família, e os colonos o atacaram. Soldados começaram a atirar para o alto para impedir que alguém ajudasse Hamdan. Ele gritava por ajuda. Os soldados deixaram os colonos atacá-lo e, então, o exército o sequestrou", relata uma testemunha.
Também há relatos de que o diretor teria sido agredido na cabeça, deixando rastros de sangue pelo chão da casa antes de ser levado.
Além do diretor, outro palestino também foi preso.

As Forças de Defesa de Israel (FDI), no entanto, negam essa versão dos acontecimentos. Em comunicado, as forças de Israel afirmam que teve um confronto violento com os palestinos após "terroristas jogarem pedras em cidadãos israelenses".
"O FDI e a polícia israelense chegaram para dispersar o confronto e, nesse momento, vários terroristas começaram a atirar pedras nas forças de segurança. Três palestinos suspeitos de atirar pedras neles foram presos, bem como um civil israelense envolvido no confronto violento. Os detidos foram levados para interrogatório", diz o comunicado.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), Yuval Abraham, outro diretor do documentário Sem Chão, relatou nas redes sociais que Ballal foi libertado pela polícia israelense pela manhã desta terça-feira (25).
"Hamdan Ballal está livre e prestes a retornar para sua família", diz a postagem.
Dirigido por Basel Adra, Yuval Abraham, Hamdan Ballal e Rachel Szor, Sem Chão é um documentário que acompanha a vida de palestinos na Cisjordânia, com retratos das relações conflituosas entre Israel e Palestina a partir do olhar de vários ativistas palestinos-israelenses.
A produção venceu na categoria de Melhor Documentário no Oscar 2025, a edição mais recente da premiação.
Conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.
Fontes: The Guardian / Yuval Abraham/X