Se tem uma coisa que os fãs podem esperar de Deadpool & Wolverine são as famosas referências. Afinal, além de ser um filme da Marvel, esse é o terceiro longa do Deadpool (Ryan Reynolds), que costuma fazer piadas com o universo dos super-heróis e até com o mundo real.
Dessa forma, não é surpresa que o filme esteja cheio de easter eggs, referências e piadas metalinguísticas. Para te dar uma força para lembrar ou entender algumas delas, o NerdBunker reuniu uma lista com as 15 principais. Confira abaixo:
[A partir daqui, spoilers de Deadpool & Wolverine]
1- Participações especiais

Para começar, Deadpool & Wolverine está cheio de participações especiais e muitas delas prestam homenagens. Como são muitas, elas valem uma lista a parte, que você pode conferir clicando aqui.
2- Gossip Girl

Na abertura do filme, o Deadpool usa o esqueleto do Wolverine morto em Logan (2017) como arma contra os agentes da Agência de Variação Temporal (AVT), a organização que cuida de linhas do tempo e multiverso da Marvel. Como introdução para essa escolha, ele diz que o corpo humano tem 206 ossos, mas o dele tem 207 quando assiste a Gossip Girl. Essa piada com ereção é uma referência ao fato de que Ryan Reynolds é casado com a atriz Blake Lively, que interpretou Serena van der Woodsen na série.
3- Will Smith

O último capanga da AVT a aparecer no local diz ao Deadpool que ele está profanando o finado Wolverine, que foi a única coisa boa a sair do Canadá. Ofendido, o mercenário canadense diz “tire o nome do meu país da sua boca”, antes de matá-lo com a espada.
Essa frase faz referência ao tapa que Will Smith deu em Chris Rock no Oscar 2022. Na ocasião, Rock fez uma piada com Jada Pinkett-Smith, esposa de Will, que gritou “tire o nome da minha esposa de sua boca”, antes de esbofetear o comediante.
4- A hierarquia de poder vai mudar

Quando a AVT o convoca para entrar para o universo principal da Marvel nos cinemas, o Deadpool faz várias piadas sobre ser o salvador da franquia. Além de se auto-intitular “o Jesus da Marvel”, ele diz que “o poder da Marvel vai mudar”. Essa parece uma cutucada em Dwayne Johnson, o The Rock, que passou anos dizendo que a hierarquia de poder da DC iria mudar com Adão Negro (2022), o que acabou não acontecendo.
5- Variantes do Wolverine

Ao descobrir que seu universo está prestes a ser apagado da existência após a morte do Wolverine no filme Logan (2017), o Deadpool parte em uma jornada pelo multiverso para encontrar um Carcaju substituto. Essa é a deixa para o filme apresentar Hugh Jackman como diferentes versões do personagem
Além de um Wolverine baixinho como nas HQs, ele aparece também como o Caolho, o disfarce em que Logan usa um tapa olho, além de versões alternativas como nas HQs A Era do Apocalipse, O Velho Logan e um crucificado em um X em homenagem à clássica Uncanny X-Men #251. Porém, o principal é o com o traje marrom criado pelo artista John Byrne, que aparece acompanhado por ninguém menos que o Hulk.
Vale notar que todos os citados acima são vividos pelo próprio Hugh Jackman. Porém, há ainda uma última variante vivida por Henry Cavill, o ex-Superman do Universo DC. Ele aparece com a uma simples regata branca e está ali como piada a respeito dos rumores de que ele assumiria o papel de Carcaju no MCU.
6- Honey Badger

Quando encontra a variante do Wolverine que o acompanha na jornada, Wade o chama de “Honey Badger”. Essa nomenclatura é tanto o nome de um animal, conhecido no Brasil como ratel ou texugo-do-mel, que faz parte da mesma família do Carcaju (ou Wolverine). Porém, ele também é o nome heróico de Gabby Kinney, uma clone da X-23 – que, por sua vez, é uma clone de Logan.
7- Mad Max e Furiosa

Ao ser transportado para o Vazio, a dimensão para onde são mandadas pessoas e universos que a AVT destrói, o Deadpool faz várias piadas e referências à franquia Mad Max. Além de fazer comparativos com o visual do local em que está e do Deserto, ele ainda cita a Imperatriz Furiosa quando o Wolverine vence o Dentes de Sabre em um duelo.
8- Objetos no Vazio

No Vazio é possível ver muitos objetos relacionados a personagens do universo Marvel. Entre os mais notáveis estão um elmo do Thor, o Fantasticarro utilizado pelo Quarteto Fantástico, o carro do Caveira Vermelha e até mesmo uma estátua da Feiticeira Escarlate como a mostrada em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022).
9- Blade nunca gostou do Deadpool

Deadpool e Wolverine encontram personagens vindos de outros filmes e um deles é o Blade vivido por Wesley Snipes. Em determinado momento, o Caçador de Vampiros diz que não gosta do Mercenário Tagarela, que por sua vez responde “você nunca gostou.”
Essa é uma sutil referência ao fato de que Snipes não se deu bem com Ryan Reynolds durante as gravações de Blade Trinity (2004), em que o futuro Deadpool interpretou Hannibal King.
10- O primeiro e único Blade

Em determinado momento do filme, o Caçador de Vampiros vivido por Wesley Snipes brada a plenos pulmões que é o primeiro e único Blade. Essa é uma ácida provocação ao fato de que a Marvel anunciou um filme do personagem em 2019 e ele não foi para frente até hoje – algo que o próprio ator já havia zoado na vida real.
11- A separação de Demolidor e Elektra

Outra personagem que a dupla titular encontra é a Elektra de Jennifer Garner. Enquanto estão se conhecendo, o Deadpool pergunta pelo Demolidor, ao que ela responde que não está mais entre eles. O Mercenário então diz que sente muito e a ninja responde no tom de que tudo bem, já passou.
Mais do que lamentar a ausência do Homem Sem Medo, esse momento também brinca sobre o fato de Jennifer Garner e Ben Affleck, que interpretou o Demolidor, foram casados na vida real e se divorciaram.
12- Os Justiceiros

Quando vão invadir a fortaleza da vilã Cassandra Nova (Emma Corrin), os heróis usam uma bazuca que teria pertencido “ao Justiceiro”. Nesse momento, o Deadpool pergunta de qual deles, afinal houveram vários ao longo do tempo. E é claro que ele está falando de Dolph Lundgren, Thomas Jane, Ray Stevenson e John Bernthal, que interpretaram o personagem em O Justiceiro (1989), O Justiceiro (2004), O Justiceiro: Em Zona de Guerra e nas séries da Netflix, respectivamente.
13 - O sacrifício de Spock

Para impedir que Cassandra Nova use o dispositivo da AVT para destruir todos o multiverso, seria preciso que um dos heróis se sacrificasse. O Wolverine se voluntaria por acreditar que não há motivo para voltar ao próprio universo, mas o Deadpool o impede, trancando-o para fora da sala onde aconteceria o sacrifício. Nesse momento, ele cita o Spock, de Star Trek, que também abriu mão da própria vida para salvar a nave Enterprise e os amigos no clássico Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (1982), que já havia sido homenageado em filmes recentes da mesma franquia.
14- Shawarma após salvar o dia

Após salvarem o multiverso juntos, o Deadpool chama o Wolverine para comer um shawarma. Essa simples refeição é uma referência a Os Vingadores (2012) em que o Homem de Ferro chama a equipe para comer shawarma após ser revivido, algo que eles realmente fazem na cena pós-créditos do filme.
15- Seinfeld
Nos créditos de Deadpool & Wolverine, há um vídeo que mistura cenas e vídeos dos bastidores dos filmes da Marvel produzidos pela Fox, como X-Men, Quarteto Fantástico, Demolidor e etc. Com teor emocionante, o vídeo é embalado pela canção “Good Riddance (Time Of Your Life)”, do Green Day.
Além de homenagear o finado universo da Fox, esse momento é uma homenagem à Seinfeld. O último episódio da produção chega ao fim com um vídeo de bastidores e com erros de gravação, embalado pela mesma canção. Ou seja, Deadpool & Wolverine tá zoando até mesmo no momento em que quer emocionar o fã mais nostálgico.