Maio de 2014, cidade de Waukesha, nos EUA. Payton Leutner, uma menina de 12 anos, brinca com as amigas Anissa Weier e Morgan Geyser. De repente, Leutner é levada ao chão e esfaqueada 19 vezes pelas amigas. O motivo? As duas estavam com medo do Slenderman machucar suas famílias. O caso virou escândalo nacional e, três anos depois, a cineasta Irene Taylor Brodsky lança na HBO o documentário Cuidado com o Slenderman, que aborda o caso pela perspectiva das acusadas.
Em uma conversa telefônica, conversamos com Brodsky sobre como foi se aproximar das famílias de Weier e Geyser para colher entrevistas para o filme. A diretora explica que teve de se aproximar dos envolvidos muito tempo antes das filmagens, para que eles se sentissem confortáveis em falar sobre uma experiência tão dolorosa:
Tive de desenvolver uma confiança com eles, conversávamos bastante e eles tiveram de perceber que eu não estava ali para julgar ninguém. Não foi um processo simples. Os pais da vítima não quiseram dar nenhuma entrevista, eles foram a um programa chamado Good Morning America para isso, então focamos nos pais de Anissa e Morgan.
Brodsky também falou sobre a quantidade de material que conseguiu durante as gravações:
Montar o filme também não foi fácil, tínhamos mais de 60 horas de material. O que foi colocado no filme foi apenas uma fração de tudo que conversamos durante a produção.
Após o ataque, Leutner sobreviveu e vive sem muitas sequelas até hoje. Weier está presa e Geyser foi transferida para um hospital psiquiátrico. As duas aguardam um julgamento definitivo.
Além de mostrar o caso em si, Cuidado com o Slenderman também mostra como a internet e as lendas que surgem nela podem afetar o desenvolvimento das crianças e alerta sobre o cuidado que os pais devem ter com o tipo de conteúdo consumido pelos seus filhos.
O Slenderman surgiu na internet em 2009 como um concurso de Photoshop promovido no fórum do Something Awful. A lenda diz que a criatura é um homem esguio vestido com um terno que sequestra crianças. De lá para cá, o Slenderman foi protagonista de diversos jogos, curtas-metragens e vídeos no YouTube.
Cuidado com o Slenderman está disponível no HBO Go.