Misturando live-action e animação com CGI, Pica-Pau: O Filme é exatamente o que parece ser: um longa metragem baseado na obra de Walter Lantz que conta mais uma das aventuras de Pica-Pau.
Nele, o personagem enfrenta o casal Lance e Vanessa Walters, interpretados por Timothy Omundson e pela brasileira Thaila Ayala, respectivamente. A dupla não têm o menor apreço pela natureza e decide construir uma casa ultra moderna num terreno de reserva ambiental onde vive o pássaro.
Enquanto esse núcleo tenta destruir a floresta, o Pica-Pau faz amizade com o filho de Lance, Tommy (Graham Verchere), que não se dá bem nem com o pai, nem com a madrasta, Vanessa. E, como não poderia faltar em qualquer boa história do Pica-Pau, no filme também há uma dupla de caçadores trapalhões contratados por Lance para tentar capturar o animal.
Se algum dia você já assistiu o desenho do Pica-Pau, já deve imaginar as poucas e boas pelas quais ele faz os antagonistas passarem. Mas, ao contrário do personagem do desenho que fazia piadas inteligentes e montava armadilhas bem elaboradas para enganar os vilões, o Pica-Pau do filme se utiliza de um humor um pouco mais inocente, quase infantil, e adota uma postura mais heroica.
Fica claro que Pica-Pau: O Filme tem como intenção agradar o público infantil e é divertido e até educativo nesse aspecto, pois aborda, ainda que de forma superficial, temas como amizade e família.
Entretanto, ele esquece dos espectadores mais velhos, que costumavam acompanhar as travessuras de Pica-Pau pela televisão e que poderiam ser atraídos para o cinema pelo saudosismo. Para essas pessoas, o longa deixa a desejar.