Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Coringa 2 tem engraçada ligação com O Auto da Compadecida
Filmes

Coringa 2 tem engraçada ligação com O Auto da Compadecida

Por esse crossover, a gente tem certeza que nem o Batman esperava

Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
14.out.24 às 15h21
Atualizado há 6 meses
Coringa 2 tem engraçada ligação com O Auto da Compadecida
(Warner/Globo Filmes/Reprodução)

Continuação do sucesso com Joaquin Phoenix, Coringa: Delírio a Dois bebe de diversas fontes, desde musicais da era de ouro de Hollywood até dramas de tribunal. Mas uma ligação engraçada pegou os espectadores brasileiros de surpresa, num crossover com um dos bastiões da nossa cultura cinematográfica, que nem o Batman esperava.

É que uma das cenas do filme de Todd Phillips tem uma ligação engraçada e inusitada com O Auto da Compadecida, clássica obra de Ariano Suassuna que virou sucesso na TV e no cinema.

[Zona de Spoilers de Coringa: Delírio a Dois]

Bem no comecinho do filme, Arthur Fleck (Phoenix) é guiado pelos guardas do Asilo Arkham para um encontro com sua advogada. Apático, o Coringa sequer tem energia para contar piadas, mas um dos guardas, Jackie (Brendan Gleeson) saca uma divertida anedota do bolso.

O guarda brinca:

“Um homem tinha um cachorro, e o amava muito. Certo dia, o cachorro morre, e o homem vai à igreja tentar encomendar o enterro. O padre o vê e diz: ‘Meu filho, não podemos realizar o enterro de um animal em nossa igreja! Vá ao veterinário, e certamente irá conseguir.’

O homem responde: ‘Tudo bem, padre. Irei ao veterinário. O senhor acha que dois mil é o suficiente para pagar o enterro?

O padre o olha e diz: ‘Meu filho, por que não avisou que o cachorro era católico?!’”

A piada lembra muito uma das presepadas de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello) em O Auto da Compadecida.

Na sequência, a dupla tenta arranjar um enterro para a cachorra de Dona Dora (Denise Fraga), apelando para a ganância do Padre João (Rogério Cardoso) para facilitar o sepultamento do animal.

Curiosamente, nos mercados internacionais, O Auto da Compadecida ganhou o título de A Dog’s Will (O Testamento de Um Cachorro, em tradução livre), o que confirma que a sequência é uma das principais vitrines do filme lá fora.

Se Todd Phillips e companhia de fato se inspiraram na obra de Ariano Suassuna, só eles sabem. De qualquer forma, agora há um temperinho especial para os brasileiros no novo musical da DC.

Coringa: Delírio a Dois está em cartaz nos cinemas. O Auto da Compadecida também terá uma continuação, com estreia marcada para 25 de dezembro.

Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais