Depois do fracasso de Han Solo, Star Wars retorna para colocar fim em uma geração de heróis espaciais do cinema em 2019. O nono episódio (ainda sem título) será o ponto final na jornada de Rey, Finn e Poe, e também será os últimos momentos de uma grande atriz nas telonas. Carrie Fisher morreu em 2016 e sua presença no filme será criada através de materiais antigos que acabaram sendo cortados de O Despertar da Força, contou J.J. Abrams na época.
Desde essa declaração de Abrams, fãs da atriz e da saga vem se perguntando se o desfecho da General Leia Organa será diminuto devido a morte da atriz. Segundo o irmão de Fisher, existem muitas cenas que nunca que viram a luz do dia. "Não são só outtakes, são cenas nunca vistas antes. Conteúdo inédito que vai criar um novo enredo para Leia", conta o ator Todd Fisher ao programa Good Morning America (via Empire).
Os familiares de Carrie Fisher tiveram a oportunidade de assistir os últimos momentos da atriz como a General Leia. Embora eles (ainda) não possam falar sobre o conteúdo, Todd garante que as cenas são revigorantes e quase que como novas: "É como se aquelas cenas tivessem sido filmadas ontem."
Vai parecer que era para ser assim. Como se aquelas cenas tivessem sido filmadas ontem. Não estamos autorizados a falar sobre os detalhes de nada, mas estamos entusiasmados com o que foi feito.
J.J. Abrams (Despertar da Força) dirige o episódio final da trilogia, que tem roteiro de Lawrence Kasdan (O Império Contra Ataca). No elenco, estão de volta Oscar Isaac, John Boyega, Mark Hamill, Daisy Ridley, Carrie Fisher e outros. A novidade fica por parte de Billy Dee Williams, o Lando original!
Para garantir a presença de Leia no filme, a Lucasfilm usará cenas não utilizadas de O Despertar da Força e Os Últimos Jedi, evitando o uso de computação gráfica para inserir Carrie Fisher na produção — todo o processo foi aprovado pela filha da atriz, Billie Lourd.
Star Wars: Episódio IX estreia em 19 de dezembro de 2019.