Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice dará a Michael Keaton a chance de voltar a interpretar Beetlejuice, personagem que havia vivido pela última vez na década de 1980. Curiosamente, o ator havia feito o mesmo caminho com o Batman em The Flash (2023). Porém, ele afirma que há uma grande diferença entre os dois projetos.
- Michael Keaton revela acordo com Tim Burton para Beetlejuice 2
- Beetlejuice 2 e Wandinha salvaram Tim Burton da aposentadoria
O elenco de Beetlejuice 2 foi reunido em uma entrevista coletiva acompanhada pelo NerdBunker. Durante o papo, Michael Keaton admitiu que voltar a interpretar o fantasma foi mais complicado do que ele imaginava, diferente de retornar à pele do Homem-Morcego da DC:
“Foi mais difícil do que eu esperava. Fiquei mais nervoso do que achei que ficaria. No fim do dia, pode ser meu trabalho favorito no cinema. É sempre difícil dizer qual é o filme favorito entre os que você fez, não consigo escolher um se apontassem uma arma para a minha cabeça – espero que ninguém faça isso [risos]. Acho que para ter aceitado fazer de novo, é porque me importo tanto, e isso me deixou nervoso. Não querendo desmerecê-lo de forma alguma, mas quando fiz The Flash, tinha uma única coisa que eu queria fazer direito, e depois dela não fiquei preocupado de verdade.”
Por fim, o astro admitiu que está em uma fase nostálgica da vida:
“Nostalgia é algo engraçado, é uma coisa que eu realmente nunca entendi, e aí um dia não sei o que aconteceu, mas quando me atingiu, foi para valer. Porque agora fico estranhamente nostálgico por muitas coisas, e não esperava isso.”
Outra pessoa a retornar para Beetlejuice 2 é o diretor Tim Burton. Descrevendo o novo filme como um casamento que reúne a família, ele explicou que não aceitou o projeto por questões nostálgicas:
“Pensei nesse personagem e nesse mundo que me divertiu e nunca me deixou. Obviamente levei 35 anos para fazer isso novamente, mas… Depois de todo esse tempo, ver como as pessoas envelhecem, como a Lydia, que vai de adolescente a adulta, é uma jornada que todos nós trilhamos, então a ideia de fazer um filme-famíllia esquisito me pareceu certa. Para mim não foi nostalgia, foi um filme esquisito para a família.”
Questionado sobre a relação que mantém com Beetlejuice, Michael Keaton celebrou as diferentes faces do personagem:
“A melhor coisa de interpretá-lo é que ele meio que evolui e não evolui [risos]. Ele é o melhor e o pior em tudo. De certa forma, parece até bobo discutí-lo, para ser honesto com você. Posso dar uma de ator sobre isso, mas a melhor coisa de interpretar essa coisa foi que eu não precisei.”
Para o astro, o caráter anárquico do fantasma o torna muito divertido:
“Ele vem de qualquer lugar, dimensão, mundo, o que te dá liberdade total. De certa forma é a mesma coisa. Não é tipo ‘ele está mais velho agora, ele amadureceu e está mais sábio’ [risos]. E é divertido para c****** não ter que se preocupar com isso. (...) Nunca pensei ‘meu personagem não faria isso’. Ele pode fazer tudo [risos].”
Beetlejuice: o experimento artístico de Michael Keaton
Durante a coletiva, o diretor Tim Burton celebrou a participação do elenco, que trazia novas ideias e improvisos para o set de filmagem. Para Michael Keaton, isso trouxe uma dinâmica diferente para o dia a dia nos bastidores:
“Gosto quando há um time e as coisas são claras: o diretor faz isso, o produtor faz aquilo, os atores fazem aquilo outro… Eu gosto disso. [Beetlejuice 2] não foi dessa forma. Isso é um verdadeiro experimento artístico.”
Para o artista, que citou Beetlejuice 2 como um de seus projetos favoritos, o longa foi um terreno fértil para o surgimento de novas ideias:
“Como Tim disse, todo mundo tinha ideias e ele as recebia bem. Se tornou um ambiente divertido quando isso aconteceu, porque você não é ignorado. Você pode ter uma ideia boba, mas é uma ideia, e você é livre para trazê-la.”
- Beetlejuice 2 e Wandinha salvaram Tim Burton da aposentadoria
- Os Fantasmas Ainda se Divertem destaca Jenna Ortega trevosa em nova prévia
Continuação de um dos maiores clássicos da década de 1980, Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice estreia em 5 de setembro, no Brasil.