Batman vs Superman: A Origem da Justiça vai ganhar uma edição estendida com 30 minutos adicionais e ontem fomos convidados pela Warner Bros. para uma exibição especial da "Versão Definitiva" do longa.
O filme não recebeu nenhuma grande alteração que realmente torne aquela história uma obra prima do cinema, mas conseguiu adicionar contexto a diversas cenas que explicam melhor todo o plot de um dos heróis.
O que mudou?
[ALERTA DE SPOILERS]
Toda a trama envolvendo as suspeitas contra o Superman, desde o resgate no começo do filme, passando pela investigação de Lois Lane, até a cena do capitólio, ficam muito mais estruturados com os minutos adicionais. É possível entender melhor como qualquer pessoa poderia acreditar na história de que o Homem de aço seria uma ameaça e esclarece tanto o ódio do cavaleiro das trevas quanto as motivações de personagens secundários, como a mulher que acusou o Superman de ser o responsável pela morte dos pais dela.
Pequenos detalhes que foram cortados na versão do cinema fazem toda a diferença para entender a desilusão do Superman. Logo depois da explosão no capitólio, o herói não foge direto para o céu. Ele vê de perto as dezenas de mortos e feridos e faz o que pode para resgatar os sobreviventes. Isso faz parte do Homem de Aço que conhecemos, que faz de tudo pela humanidade, não um covarde que foge dos próprios problemas.
O que o realmente faz ir embora é a culpa de não ter salvo todas aquelas pessoas, junto com o olhar lançado por um dos médicos que atendia as vítimas. Não é uma figura distante que o acusa de ter falhado, é alguém que está na frente dele que o recebe com receio e medo.
Na edição estendida, também vemos que o filho de Krypton usa suas habilidades como repórter para investigar o morcego de Gotham. As descobertas feitas por ele tornam mais claro os motivos para as animosidades entre os dois heróis.
E, finalmente, descobrimos quem Jenna Malone interpreta no filme e não é exatamente quem esperávamos. Nada de Batgirl, infelizmente.
[FIM DOS SPOILERS]
Classificação indicativa
É importante ressaltar que a versão brasileira do DVD, Blu-Ray e Blu-Ray 3D de Batman vs Superman: A Origem da Justiça terá exatamente as mesmas cenas da edição americana, porém, por diferenças nos critérios dos órgãos de classificação de cada país, aqui no Brasil a edição recebeu classificação indicativa 14 anos e, nos Estados Unidos, foi classificado como PG-17 (o equivalente a apenas para maiores de 18 anos).
Existem alguns minutos a mais durante algumas cenas de combate, um pouco de sangue, mas nada que seja muito mais violento do que já vimos no cinema.
Batman vs Superman: A Origem da Justiça - Versão Definitiva chega às lojas brasileiras em 19 de julho em DVD, Blu-Ray e Blu-Ray 3D.