Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Autor de Clube da Luta ironiza final alternativo chinês
Filmes

Autor de Clube da Luta ironiza final alternativo chinês

Obra de Chuck Palahniuk virou filme com Brad Pitt em 1999

Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
26.jan.22 às 18h37
Atualizado há mais de 3 anos
Autor de Clube da Luta ironiza final alternativo chinês

O escritor Chuck Palahniuk, autor do livro Clube da Luta, que inspirou o filme de mesmo nome, ironizou a versão do longa disponibilizada em um serviço de streaming da China. A produção ganhou um final alternativo inventado, no qual a polícia frustra os planos de Tyler Durden e o Narrador acaba internado em um hospital psiquiátrico.

Em seu Twitter, e também em perfil na plataforma de textos Substack, Palahniuk escreveu:

“Vocês viram essa m**da? Isso é SUPER maravilhoso! Todo mundo ganha um final feliz na China! Tyler foi preso com a gangue toda. Ele foi julgado e sentenciado a um hospital psiquiátrico. Que incrível. Eu não tinha ideia de que a justiça sempre vence. Nada explodiu. Fini.”

No filme original, o Narrador (Edward Norton) consegue se desgarrar do controle mental de Tyler Durden (Brad Pitt), sua outra personalidade, mas falha em prevenir os ataques terroristas do Projeto Caos a instituições financeiras dos Estados Unidos. A cena final, então, mostra o Narrador e Marla (Helena Bonham Carter) de mãos dadas, assistindo a destruição. Na nova versão chinesa, nada disso acontece.

Curiosamente, o final inventado aparece na forma de um letreiro na tela, que narra os eventos ironizados por Palahniuk, e omite o plano final das explosões.

Especula-se que as alterações podem ter sido feitas ou a pedido do governo chinês, ou pela própria distribuidora, para evitar problemas de censura.

Chuck Palahniuk escreveu Clube da Luta em 1996. O livro ganhou continuações nos quadrinhos em 2015 e 2019.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais