Se quer que algo melhore, faça você mesmo. Essa é a filosofia da Professional Esports Association (PEA), uma nova organização formada por sete dos maiores times de Counter-Strike: Global Offensive nos Estados Unidos.
Team SoloMid, Cloud9, Team Liquid, Counter Logic Gaming, Immortals, NRG eSports e compLexity Gaming são as equipes fundadoras da PEA, que planeja realizar uma liga de dez semanas com premiação de US$ 1 milhão logo no primeiro ano.
No entanto, a grande novidade da PEA é a intenção de fornecer benefícios inéditos, tanto para os jogadores profissionais quanto para os proprietários dos times, como 50% dos lucros, aposentadoria e plano de saúde. O modelo é bem diferente do atual, onde a organização da liga é independente dos jogadores ou equipes.
“Está na hora das ligas compartilharem as recompensas e decisões estratégicas com os jogadores”, disse Andy Dinh, Diretor Executivo do Team SoloMid. "A PEA é um veículo para trabalharmos próximos aos jogadores, fazendo o que amamos", completa.