Justamente no dia do jornalista, uma das TVs estatais da China decidiu mostrar uma novidade que deixará apresentadores temerários com seus empregos. O canal Xinhua News Agency mostrou uma inteligência artificial já em ação como um âncora principal de telejornal para fatos urgentes.
A IA ainda precisa que um humano escreva a base do texto a ser apresentado, mas a narração e os movimentos do modelo são todos automatizados.
Os apresentadores digitais foram feitos com base em fotos de dois jornalistas antigos da casa: o âncora de língua inglesa Zhang Zhao e a chinesa Qiu Hao. A emissora ainda não mostrou a IA feminina em ação.
O veículo divulgou a ação com um vídeo da própria inteligência artificial falando da tecnologia (vide acima) e justificando que ela será usada para "melhorar a cobertura televisiva de notícias e será usada para gerar vídeos de notícias quentes para a TV."
O modelo digital tem voz robótica, mas sua aparência é bastante fidedigna — com olhos piscando e sobrancelhas que levantam junto da expressão facial. É perceptível também que os lábios movimentam de forma única e o modelo não gesticula ou exibe reações.
Curioso também é que o âncora ainda não tem nome; por enquanto ele está sendo chamado de "English IA Anchor" (Âncora Inglês de IA).