Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Supercomputador brasileiro é desligado
Ciência e Tecnologia

Supercomputador brasileiro é desligado

Laboratório que aloca o Santos Dumont não estava conseguindo arcar com as contas de energia

Cesar Gaglioni
Cesar Gaglioni
22.jun.16 às 16h37
Atualizado há cerca de 9 anos
Supercomputador brasileiro é desligado

O Santos Dumont, supercomputador localizado em Petrópolis, foi desligado por falta de verbas do Laboratório Nacional de Computação Científica para pagar as contas de energia gastas pelo projeto. Os valores chegavam a R$500 mil por mês e o governo interino não reajustou o orçamento da unidade de pesquisa, ocupando 80% da verba do local.

O Santos Dumont era usado nas pesquisas sobre o Zika, o Mal de Alzheimer e o pré-sal. Em entrevista à CBN, Antônio Tadeu, chefe do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho disse que o desligamento do supercomputador traz prejuízos incalculáveis para a comunidade científica e que os estudos trariam resultados sócio-econômicos positivos e que agora estão paralisados "pela indefinição do uso" do aparelho.

O supercomputador é o maior da América Latina. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação disse que está explorando um suplemento orçamentário junto ao Ministério do Planejamento, mas não divulgou uma previsão de um anúncio oficial.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais