Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Robôs da Boston Dynamics estão ajudando médicos a tratarem pacientes remotamente
Ciência e Tecnologia

Robôs da Boston Dynamics estão ajudando médicos a tratarem pacientes remotamente

Com o uso da tecnologia, hospitais podem reduzir o número de profissionais necessários no local

Marina Val
Marina Val
24.abr.20 às 11h17
Atualizado há quase 5 anos
Robôs da Boston Dynamics estão ajudando médicos a tratarem pacientes remotamente

A Boston Dynamics apresentou há alguns meses o robô Spot, um quadrúpede capaz de abrir portas (veja mais aqui). Agora, ele pode ganhar uma aplicação prática muito mais necessária em tempos de pandemia de coronavírus: telemedicina.

Desde a semana passada, o Brigham And Women’s Hospital of Harvard University tem usado o Spot para fazer triagem de pacientes suspeitos de terem COVID-19. O Robô foi adaptado para carregar um iPad e um rádio comunicador para fazer videoconferência entre profissionais de saúde e o paciente.

Em entrevista ao The Verge, um representante da Boston Dynamics declarou:

Com os atuais protocolos em hospitais locais, pacientes suspeitos de terem COVID-19 fazem uma fila em tendas do lado de fora para responder perguntas e ter aferições iniciais de temperatura. Esse processo requer até cinco profissionais de saúde, colocando esses indivíduos em alto risco de contraírem o vírus. Com o uso de um robô remoto, hospitais podem reduzir o número de profissionais necessários no local e economizar seu suprimento limitado de materiais de proteção.

Com o rádio e o iPad, os médicos podem até falar com pacientes que estão ainda mais longe, em suas próprias casas, mas a Boston Dynamics não pretende parar por aí. Segundo a empresa, a ideia é fazer com que os robôs consigam fazer outras tarefas, como aferição de temperatura e cálculo da frequência respiratória usando tecnologia de câmeras termais, além de estarem desenvolvendo métodos para medir a saturação de oxigênio.

Futuramente, a companhia está pensando em usar o Spot para desinfecção de áreas públicas e hospitais usando luz ultravioleta. O feito não seria inédito e já foi usado em hospitais da China com equipamentos da empresa UVD Robots, a maior diferença seria a escala da desinfecção. Entretanto, a Boston Dynamics avisou que ainda está nos estágios iniciais de desenvolver uma solução para desinfetar grandes áreas públicas com eficiência.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast