Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Robô quadrupede arrasta avião de três toneladas em teste
Ciência e Tecnologia

Robô quadrupede arrasta avião de três toneladas em teste

Robô italiano é pequeno, mas demonstrou uma força impressionante

João Abbade
João Abbade
24.mai.19 às 16h21
Atualizado há quase 6 anos

Os robôs estão cada dia mais avançados e poderosos (o que pode tanto nos ajudar como sociedade, quanto nos atrapalhar num futuro talvez não tão distante). Essas criaturas metálicas já empilharam caixas, abriram portas e até realizaram entregas. Cada dia que passa os robôs ficam mais fortes, é o que mostra o italiano HyQReal, que conseguiu arrastar um avião de 3,3 toneladas por dez metros em um teste feito em Gênova.

O robô quadrupede desenvolvido pelo Instituto Italiano de Tecnologia (IIT) tem forma semelhante a de um cachorro e foi construído com corpo de titânio, proteção de alumínio e um revestimento que mistura Kevlar, fibra de vidro e plástico. Para conseguir arrastar um objetivo com o equivalente a 25 vezes o seu peso, o HyQReal usa quatro motores conectados a quatro bombas hidráulicas nas suas pernas. Sustentando tudo isso está uma bateria que pesa 15 quilos; ao todo, o robô tem 130 quilos, 1,3 metro de comprimento e 90 centímetros de altura.

Já a parte de inteligência do HyQReal funciona com dois processadores: um para a máquina enxergar e outro para ser controlado com um joystick. O primeiro teste do robô foi impressionante, mas sua função final não será puxar aviões. Segundo IIT, essa máquina está sendo desenvolvida para ajudar humanos em situações de emergências — socorrendo pessoas em áreas de risco, levantando objetos e abrindo portas —, além de também servir para a agricultura.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast